Além do Setembro Azul, anualmente no dia 26 desse mês, celebra-se o Dia Nacional do Surdo. Oportunidade em que Folha da Cidade conversou com a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Gleika Saturnino Martins.

Ela abordou vários aspectos relacionados à área humana e profissional em relação à causa, e falou como que surgiu o seu interesse por Libras. Ainda explicou o significado humano e profissional de ser uma intérprete como também as características que considera imprescindíveis para atuar na área. 

E por fim, incentivou a inclusão da pessoa surda.

O Projeto de Lei 9382/2017 tem como objetivo a fomentar a formação profissional Tradutor, Intérprete e Guia-intérprete de Libras, bem como a modernização da regulamentação da profissão, contribuindo para um maior reconhecimento e valorização profissional, além de uma maior inserção educacional, social e profissional das comunidades surda e surdocega em todo o país.

Tramita em Brasília, no qual a situação encontra-se pronta para pauta na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania); Aguardando Deliberação no Plenário. Leia mais na Folha da Cidade 

Pela manhã de terça-feira (22), a Folha da Cidade apresentou ao vivo, as regras e realizou o sorteio das sabatinas com os candidatos a prefeito e vice, que vão estar à frente da administração municipal de 2021 a 2024.

Vale esclarecer que cada grupo político foi avisado com uma semana de antecedência. Conforme a ordem de sorteio, e as respectivas pré-candidaturas até então, compareceram Rafael Cazoto, que representou a dupla Engenheiro Nasser e Paulo Burjaili; Lucas Chioda, Fernando Piffer e Paulo Bola; e Nelson Sanches, Lucas Seren e Sebastiana Tavares.

Após a transmissão, Mestre Rodrigo e Freitas, ex-vereadores fizeram contato com a Folha da Cidade, e cada grupo político que cumpriu o horário combinado, aceitaram a participação das duplas Mestre Rodrigo e Lu Kawano, representada por Daniela Corrêa; e Carlos Orphan e Mariza Moraes na sabatina. 

O evento foi ao vivo pelo site www.folhadacidadeonline.com.br, e pela FCTV web, por aplicativo, Facebook e Youtube. Interessados em saber as regras podem acessar. “Agradecemos pela atenção, compreensão e contribuição de todos. Lesar o ser humano, o Jornalismo e a Democracia estão fora de cogitação. A nossa finalidade sempre será a realização de um trabalho decente em todos os aspectos”, disse a equipe da Folha da Cidade.   

Sabatinas - Acompanhe ao vivo pelo site www.folhadacidadeonline.com.br, e pela FCTV web, por aplicativo, e no Facebook e Youtube às terças-feiras, e na versão impressa aos sábados. 

- 29/09 às 10h, online, Carlos Orphan e Mariza Moraes, impressa em 03/10

- 06/10 às10h, online, Mestre Rodrigo e Lu Kawano, impressa 10/10

- 13/10 às 10h, online, Engenheiro Nasser e Paulo Burjaili, impressa em 17/10

- 20/10 às 10h, online, Dr.Fernando Piffer e Paulo Bola, impressa em 24/10

- 27/10 às 10h, online, Lucas Seren e Sebastiana Tavares, impressa em 31/10

Opiniões - A ordem das respostas sobre a nossa iniciativa como a importância da oportunidade do candidato a prefeito, expor as suas propostas vão de acordo com a ordem de sorteio no evento de terça-feira, e dos contatos feitos posteriormente com a Folha da Cidade. “Muito boa essa inciativa porque tudo que envolve democracia é sempre bom para a população, e para poder expor as ideias do Plano de Governo de cada candidato. Sempre de forma muito educada, e que vai agregar a população saber escolher aquilo que é melhor para os próximos anos”, comentou Rafael Cazoto, que parabenizou a Folha da Cidade. .

Na sequência, Lucas Chioda. “Parabenizar toda a equipe do grupo Folha da Cidade. Realmente é muito importante que a população saiba as propostas de cada candidato, que possa escolher. Ter essa oportunidade, principalmente nesse início de campanha eleitoral. Conte com o nosso grupo sempre que tiver oportunidade. O Dr.Fernando vai estar aqui para expor as suas propostas”.

Ainda na ordem do sorteio, Nelson Sanches. “Iniciativa importante para o nosso candidato expor as suas ideias e o seu plano de trabalho para que isso possa esclarecer alguns detalhes diante dos eleitores. Acho muito importante essa democracia. Vejo que tem que ser um processo bem transparente. Espero que isso possa auxiliar muito em relação à votação”.

Já Daniela Corrêa. “Válido e interessante tendo em vista que alguns outros candidatos têm uns meios de comunicação mais favoráveis a eles. Muito democrático e importante. É a nossa chance de ser visto, ouvido e explicar de fato as propostas do Mestre Rodrigo, Lu Kawano e do partido em si tem sobre real situação da cidade. É um olhar muito claro e objetivo. Agradecemos essa oportunidade. Espero de verdade que todo mundo se informe. A informação é essencial”.  

E por fim, Freitas. “Uma bela iniciativa que contribui com o processo democrático no sentido de promover aos eleitores a oportunidade de conhecerem os candidatos e suas propostas. Penso também que a iniciativa da Folha da Cidade vai ao encontro do que de fato pretendemos no sentido de que todos possam saber o que pensamos a respeito da cidade, e como torná-la melhor e mais justa para todas as pessoas”.

Iniciada em março, seguem as obras de reforma da Paróquia Santo Inácio de Loyola, setor norte, que fica no Jardim Aeroporto, próxima aos bairros Santa Terezinha e Claudia. 

Interessados em informações e doações podem ligar para 17-99174-4776, WhatsApp. O pároco Anderson Luiz Mingatos esclareceu que a arrecadação para investir na obra vem do dízimo e da providência divina. Ainda afirmou que não tem estimativa para concluir a obra. 

O padre informou que a finalidade é acolher os fiéis com conforto, e que foi colocado o forro, e que o piso está na reta final. Sendo que na etapa seguinte será a reforma na frente da Igreja. E reconheceu os desafios ao citar que a necessidade de terminar as capelas, além de lembrar-se do trabalho feito na Capela de Santa Luzia, Jardim São Fernando. Leia mais na Folha da Cidade

1.051 confirmados em Bebedouro, 150 na região. Recuperados 995 em Bebedouro, e 149 na região.  Monitoramento e isolamento na cidade, 22, e um em outros municípios. 11 internações leves em Bebedouro, e nenhuma na região. 11 internações graves no município, e seis em outras cidades. 17 óbitos em Bebedouro, e 17 na região. 

Os números do boletim são relativos até o fechamento dessa edição. Os casos confirmados do sexo masculino estão aproximadamente em 45%, e feminino, 60%. A taxa de letalidade está em torno 1.60%. “A pandemia ainda não acabou, e temos que continuar nos preservando. Temos o nosso Hospital e Upa funcionando, e os setores da Prefeitura dando a sua parcela de contribuição. Precisamos aprender a conviver com o vírus e atravessar esse momento. Só que a cidade não pode parar. Foi um ano diferente para todo mundo”, diz o prefeito Fernando Galvão. 

As recomendações de prevenção à Covid são lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. “Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público como ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), e quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado”, relatou o Ministério das Sáude.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo também está entre as medidas. “Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado”.

O Ministério da Saúde pede para manter distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. “Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto”.

Ainda pede para higienizar com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência. “Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos. Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas”.

E caso estiver doente. “Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde. Durma bem e tenha uma alimentação saudável”. 

No caso de precisar viajar. “Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais. Ao voltar de viagens internacionais ou locais recomenda-se reforçar os hábitos de higiene e proteção como a utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70 %. Caso apresente sintomas de gripe, busque atendimento nos serviços de saúde, e evite contato com outras pessoas”.

E por fim recomenda a utilização de máscaras em todos os ambientes.  “As máscaras de tecido, caseiras/artesanais, não são EPI, Equipamentos de Proteção Individual, mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas”.

Em razão da Semana Nacional do Trânsito, além da necessidade de prevenção diariamente, o tenente do Corpo de Bombeiros de Bebedouro, Wellington Ferreira da Silva falou do assunto a nossa reportagem. 

Ele ressaltou que as causas mais frequentes em acidentes de Trânsito são a falta de atenção, consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes, e o uso do celular. “Segundo uma pesquisa, celular e volante não combinam. Um em cada quatro acidentes tem o motorista dirigindo e digitando algo no celular. Isso significa estatisticamente que escrever no celular quando se está no volante é seis vezes mais perigoso do que dirigir embriagado”, comentou Wellington. Leia mais na Folha da Cidade

A Folha da Cidade transmite às 10h da próxima terça-feira (22), ao vivo pela FCTV web no Youtube e Facebook, o sorteio e a explicação das regras da sabatina apenas com um representante dos candidatos a prefeito e vice.

Ciente da pandemia, a nossa equipe está ciente das medidas preventivas. Vale ressaltar que as entrevistas com os candidatos em questão serão realizadas de acordo com a ordem de sorteio, a partir do próximo dia 26, e posteriormente nos dias 6,13, 20 e 27 de outubro, sendo todas ao vivo, às 10h.

No evento da próxima terça-feira, conversaremos ao vivo, com cada um dos representantes, no qual cinco.  “Independentemente de quem seja eleito ou não. A nossa equipe tem o compromisso de respeitar os candidatos, representantes, leitores, eleitores, colaboradores, anunciantes e assinantes. Da nossa parte, a distinção está fora de cogitação”, disse a equipe da Folha da Cidade. 

Por meio do Jornalismo, a nossa finalidade é contribuir com a democracia de forma plena e legítima em benefício da cidade, no qual a informação com responsabilidade torna-se ferramenta imprescindível. Esclarecemos que cada grupo político recebeu o convite com uma semana de antecedência. Sendo que cada representante assinou uma via para ter conhecimento sobre a nossa iniciativa.

Pelo grupo do Dr.Fernando Piffer, Rubens Cunha assinou, engenheiro Nasser, ele mesmo assinou; Lucas Seren, Nelson Sanches; Mestre Rodrigo e Orphan, ambos assinaram. “Esclarecemos que colocamos os nomes em ordem alfabética, conforme os candidatos a prefeito são conhecidos popularmente”. 

O grupo pode comparecer com mais de um representante, porém, somente o entrevistado terá acesso à redação durante o sorteio e a explicação das regras devido a necessidade do distanciamento. Caso interessar, o participante pode fazer fotos e vídeos no dia. “O não comparecimento, do representante, no dia e horário marcado na reunião será considerado pela direção da Folha da Cidade, que o grupo não deseja participar do evento”.

Um homicídio e um acidente de trânsito pela manhã de quinta-feira (17), chocou Bebedouro. Os fatos ocorreram respectivamente no cruzamento da Avenida Alan Kardec com a Rua Valim, no Jardim Paraíso, e Ruas Brandão Veras com Duque de Caxias, Centro.

A Polícia Militar no registro do homicídio contou com o subtenente Carvalho, cabos Laridondo, Gardino, Salina e João Roberto e soldado Francieli.  O fato foi na RD Marmitas e Marmitex. O ex-marido foi até a esposa, funcionária, e na tentativa de acalmar a discussão, o funcionário levou um tiro na cabeça. Segundo os militares o suspeito do disparo fugiu em uma moto, e foi encontrado e propriedade rural do município.

Comerciante com estabelecimento no Mercado Velho, Denis Visicato Franco, conhecido por Denis faleceu em acidente de moto próximo a Câmara Municipal. O Corpo de Bombeiros atuou na ocorrência. Informações não oficiais dão conta de que a colisão ocorreu com um caminhão.

A Folha da Cidade lamenta os fatos, e registra os seus sentimentos aos familiares, amigos e colegas de trabalho de ambas as vítimas. Leia mais na Folha da Cidade

 

952 confirmados em Bebedouro, 138 na região. Recuperados 898 em Bebedouro, e 136 na região.  Monitoramento e isolamento na cidade, 21, e dois em outros municípios. 11 internações leves em Bebedouro, e nenhuma na região. 11 internações graves no município, e quatro em outras cidades. 17 óbitos em Bebedouro, e 16 na região. 

Os casos confirmados do sexo masculino estão aproximadamente em 45%, e feminino, 60%. A taxa de letalidade está em torno 1.70%. “A pandeia não ainda acabou. Estamos em um momento de controle da doença. Percebemos uma estabilização nos números dos casos de internações. E o nosso número óbitos não explodindo como aconteceu em outros municípios. A nossa pandemia está sendo controlada, mas ainda não foi vencida. Não foi vencida no Brasil, Estado de São Paulo e em Bebedouro. Infelizmente tivemos morte pelo Covid em Bebedouro. Deixo os meus sentimentos a todas as famílias que perderam entes queridos. Se não tivéssemos tomados medidas lá atrás com vigor e responsabilidade tenho certeza que teríamos anunciado muito mais mortes”, disse o prefeito Fernando Galvão. 

Os números do boletim são relativos até o fechamento dessa edição. “Não existe gestão e quem quer que seja que consiga enfrentar uma situação que estamos enfrentando se não tiver o apoio da população. Impossível apenas um ser humano resolver o problema sozinho. A prevenção ainda é o melhor remédio. Não há possibilidade ainda de correr grandes riscos. Todos sabem que a situação da vida vai começando a voltar à normalidade. Desde o começo tentamos fazer um trabalho com seriedade, mas ainda a pandemia não foi vencida totalmente. Estamos ainda em um momento difícil. Cada um tem a sua responsabilidade. E não adianta ficar achando culpados para tudo. Ninguém sabe como essa doença vai terminar. Uma vacina que ainda não chegou. Os problemas no mundo apenas aumentam, e se não tivermos espírito coletivo, não conseguiremos enfrentar os graves problemas que estamos passando. Resolver todas as situações de uma vez é praticamente impossível. Estamos passando juntos e temos que nos ajudar para resolver juntos”. 

O prefeito afirmou que nenhum ser humano consegue resolver 100% dos problemas. “Só Deus para terminar com essa pandemia o mais rápido possível. Não adianta vir milagreiro agora falando bobagem. Vai aparecer milagreiro agora falando que vai resolver os problemas do mundo como pandemia, incêndio e falta da água. Cuidado com as mentiras. O povo de Bebedouro sabe enxergar e tem consciência de quem é quem”.

A falta de água no município foi tema em live realizada no perfil da Prefeitura pelo Facebook no sábado (12). Ocasião em que o retorno de Gilmar Feltrin como diretor do Saaeb Ambiental foi anunciado pelo prefeito Fernando Galvão. 

Bebedouro está há mais quatro meses sem chuva. Os reservatórios do município estão apresentando baixo nível de abastecimento. Feltrin, que segue a frente do Departamento de Obras da Prefeitura, informou que devido o período de seca, o racionamento será realizado diariamente das 12h às 18h, e será reduzida a pressão de rede de água após as 18h. Além da autarquia se responsabilizar pelo envio constante de boletins dos trabalhos executados. Leia mais na Folha da Cidade

O retorno das atividades da Internacional foi explanado pelo treinador Valter Santos, e Marcelo Casado, gerente de Futebol. Oportunidade em que ambos pediram o apoio dos torcedores para realizar o sonho do acesso à série A3 de 2021. 

O treinador afirmou que as peças pontuais estão sendo analisadas na montagem do elenco. E enfatizou que o grupo ainda não está fechado, e que atletas no mercado devem ser analisados, caso encaixe na metodologia de trabalho. Francana, XV de Jaú, Grêmio São Carlense e Matonense são os adversários da Internacional pelo Campeonato Paulista da 2ª Divisão, categoria sub/23.

As partidas são de ida e volta, e todas às 15h. Sendo que o time bebedourense visita a Francana em Franca na rodada inicial. Estreia em casa diante do Grêmio São Carlense em 25 de outubro. Leia mais na Folha da Cidade

FCTV Web

Clima Bebedouro