Em reunião na Escola Conrado Caldeira, a Justiça Eleitoral, por meio do Juiz Hermano Flávio Montanini de Castro, e o Chefe do Cartório, Marcos Guimarães, orientou os presidentes dos partidos sobre como proceder no envio da documentação dos candidatos, prestação de contas, entre outros detalhes antes, durante e após a campanha. 
No período de 20 de julho a 5 de agosto ocorrem as convenções, ocasião em que os partidos e as federações escolhem suas candidatas e seus candidatos e podem celebrar coligações para as eleições. Após as convenções, os partidos, as federações e as coligações devem enviar ao Juízo Eleitoral os requerimentos de registros de candidaturas até o dia 15 de agosto. As candidatas, os candidatos e os partidos políticos devem enviar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial entre os dias 9 a 13 de setembro e a prestação de contas final até o trigésimo dia posterior à realização das eleições.
Além da transparência, tanto o juiz quanto o chefe indicaram organização com antecedência no envio das informações para evitar problemas com prazos, entre outros transtornos relacionados a votação, diplomação e posse no mandato 2025/2028.  Leia mais na Folha da Cidade

De acordo com o Presidente do Saaeb Ambiental, Gilmar Feltrim, a autarquia pretende em setembro 2024, resolver o problema de interrupção no abastecimento de água com recurso próprio, caso não houver imprevistos.
O presidente informou que licitações distintas estão em andamento, sendo uma de bomba elevatória que abrange o Jardim Cláudia, outra de material hidráulico, e adutora pelo método não destrutivo estão entre as medidas de solução para a readequação do funcionamento do Poço Profundo que fica no Jardim Sanderson, no qual a população dos bairros próximos estão sendo as prejudicadas com o interrompimento no abastecimento de água.
Feltrim enfatizou que a finalidade é equilibrar o balanço hídrico, e evitar multa e racionamento, após informar o que aconteceu em Barretos. Leia mais na Folha da Cidade

No sábado (13), no Hotel Real Palace, aconteceu um curso voltado para Pré-Candidatas e Pré-Candidatos nas próximas eleições municipais. Oportunidade em que mais de 150 participantes tiveram um treinamento com o ex-prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão e com a Jornalista e Publicitária Luciana Gomes. 
Mais de 20 cidades presentes com pré-candidatos e candidatas ao executivo e legislativo. Além de prefeitos, vices e vereadores com mandato também compareceram. O treinamento se dividiu em três partes, sendo apresentação do calendário eleitoral com as principais datas até a posse dos eleitos, exemplos de propaganda permitida na pré-campanha e campanha e a comunicação do candidato. 
Galvão, que é advogado e professor, e já passou por diversas campanhas, falou sobre os impedimentos do período pré-eleitoral e também destacou como uma campanha deve ser planejada e organizada. Abordou também sobre as fake news, e ainda alertou os candidatos sobre como conquistar o voto de forma honesta. “O eleitor quer ouvir propostas e projetos para sua cidade, seu bairro. Não acredito em pré-campanha nem campanha de ataques e ofensas. O eleitor cansou deste tipo de candidato. Isso não muda a vida dele”, observou Galvão, no qual mostrou vídeos de como fazer uma pré-campanha e uma campanha eleitoral propositiva, trazendo exemplos de eleições anteriores. 
Luciana discorreu sobre comunicação e oratória. Fez várias dinâmicas e deu dicas de como se comportar na frente do eleitor, desde a organização de uma reunião, até como falar numa entrevista. Ela que tem vasta experiência em campanhas eleitorais, enfatizou que este período eleitoral é o momento de ouvir o eleitor, entender suas demandas e angustias, e que não pode pedir voto, nem falar número de candidato. “Também existe comunicação quando se pratica o saber ouvir. Os políticos tem mania de falar muito e ouvir pouco. A população quer ser ouvida. E outra coisa, o pré-candidato tem que ter a clareza que as pessoas querem sentir segurança e credibilidade na fala. Tem que falar de forma correta, mesmo que de maneira simples, mas em um tom de voz adequado, usando o microfone de forma correta, sempre falar o que pretende fazer e não usar mais que 10 minutos do tempo das pessoas, seja em reuniões, comícios, visitas domiciliares, entrevistas. A população cansa de falatório, quer saber o que você pretende com sua pré-candidatura e depois com sua candidatura”, finalizou a jornalista.
Galvão antecipou que o curso será ministrado em todo Estado de São Paulo. Os próximos serão em Santa Rita de Passa Quatro, Votorantim, Guaira, Palmares Paulista e também no litoral.

A expectativa do Departamento Municipal de Meio Ambiente para a implantação e inícios das atividades da Coleta Seletiva Solidária é para dezembro de 2024, sendo o Chamamento Público previsto para outubro de 2024, segundo informou a colaboradora Flavia Gaspar, que atua no Meio Ambiente da Prefeitura.
Após a aprovação da Lei 5636 de 31 de Maio de 2023, que dispõe sobre o Serviço Público e o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária dos Resíduos Recicláveis no município de Bebedouro foi realizado a criação do CGCSS (Comitê Gestor da Coleta Seletiva Solidária) através do Decreto 16.671 de 29 de fevereiro de 2024, juntamente com o seu Regimento Interno, de acordo com Flavia.
Entre as finalidades da iniciativa estão reduzir o que vai ser disposto nos aterros, além de trazer a oportunidade de melhorias de trabalho e inserção social aos coletores do município, por meio de cooperativas ou associações, que são organizações que proporcionam a muitos coletores, que antes atuavam de forma precária retirando lixo pelas ruas e avenidas, a oportunidade de ter melhores condições de trabalho e acesso a equipamentos que ofereçam maior segurança no dia a dia. Leia mais na Folha da Cidade

A Internacional em partida válida pelos jogos de ida da Segunda Fase do Campeonato Paulista da 5ª Divisão, Categoria Sub/23, visitou em Suzano o Ecus Suzano, e fez 3 a 0 no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira. Ocasião em que os gols foram feitos por Jackson, Vinícius Almeida e Caio Lucas.
Com o resultado, o time treinado por Roberval Davino lidera o grupo, e ainda faz a melhor campanha geral da segunda fase no momento. No mesmo dia, o Paulista recebeu o Manthiqueira em Jundiaí no Estádio Jayme Pinheiro de Ulhoa Cintra, e fez 5 a 0. Hoje (13), a Internacional visita o Manthiqueira no Estádio Municipal Dario Rodrigues Leite em Guaratinguetá, às 15h. Ainda hoje no mesmo horário, o Paulista recebe o Ecus Suzano. O treinador Roberval Davino falou da atuação da equipe. Leia mais na Folha da Cidade

De acordo com o Ministério Público Estadual, através do Procurador Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, as gratificações para os GCM (Guardas Civis Municipais) que atuam no SIS (Sistema Integrado de Segurança) são inconstitucionais. 
Segundo consta na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), a concessão de gratificação de forma ampla e genérica, configura ofensa aos princípios da moralidade,
finalidade, razoabilidade e interesse público. Além de implicar ônus excessivo aos cofres públicos e ao próprio serviço público pelo gasto de verba pública. 
Em resumo, a situação tramita na Justiça na qual ainda está em análise, antes de uma manifestação final por parte do Tribunal de Justiça de São Paulo. Sendo que o Município tem o direito de Defesa para apresentar na Justiça. Leia mais na Folha da Cidade

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na segunda-feira (01), a inauguração da Casa da Mulher, que contou com a presença da Secretária de Estado de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro. 
O espaço construído com repasse estadual de R$ 765 mil, recebeu o nome “Maria Regina Galletti”. Na qual dedicou sua vida à defesa dos direitos das mulheres e à promoção da igualdade de gênero, sendo que a Casa da Mulher um símbolo de sua inspiração, legado, compromisso e bem-estar das mulheres, oferecendo uma variedade de serviços para as mulheres de vulnerabilidade.
Com o intuito de proporcionar um ambiente projetado para atender exclusivamente às necessidades das mulheres, haverá serviços como acolhimento, orientação psicológica, social, jurídica, capacitação pessoal e profissional voltados para o bem-estar e o desenvolvimento das mulheres.
O local fica na Avenida Amélia Bernardini Cutrale, 2590, Jardim Novo Lar. Telefone 17-3343-5233. Horário de Atendimento, segunda a sexta das 8h às 18h, e dias de cursos das 18h às 21h00. Leia mais na Folha da Cidade

O Saaeb Ambiental promoveu a 1ª Feira de Bioeconomia e Sustentabilidade, que aconteceu no sábado (29), nas dependências da Estação Cultura, como parte das iniciativas do Projeto 100% Esgoto, sendo aberto ao público, escolas, empresas e instituições interessadas em ciência, tecnologia e inovação.
Entre os projetos apresentados constaram Controle de Iluminação, Descarte Sustentável, Reciclagem de Óleo em Sabão, Estação do Tratamento de Esgoto, Aquaponia Sustentável, Plástico Reciclável, Lixo Eletrônico, Uso de Minhocas em Compostagem, Captação de Água da Chuva para Irrigação e Produção de Hortaliças, Sistema de Captação e Reutilização de Água da Chuva para Irrigação Inteligente de Hortas Urbanas com Arduino, Ação Decompositora de Fungos e Bactérias, Pimenta Orgânica Sustentável, entre outros. Leia mas na Folha da Cidade

Na terça-feira (2), a Câmara de Colina através do Vereador Antonio Muniz, concedeu o Título de “Cidadão Colinense” para o ex-prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, que foi assessor na gestão Rodrigo Garcia no governo estadual. A empresária Marcela Rocha Dietrich Roatt também recebeu a honraria. 
O evento foi na Chácara Estância Colina, no qual contou com a presença de lideranças comunitárias, políticas e empresariais de Bebedouro, Colina e região. “O projeto concede título de cidadão colinense ao Fernando Galvão pelos relevantes serviços prestados ao Município de Colina. Trabalhou no Governo do Estado como assessor direto do Governador Rodrigo Garcia, atendendo os municípios do interior, sendo uma peça fundamental no relacionamento das cidades com o governo, colaborando com a liberação de recursos para saúde, infraestrutura, estradas, escolas, obras, iluminação pública, renovando a frota de muitas cidades do interior” justificou Antonio, que também lembrou da participação do homenageado na vinda do Hospital Regional para Bebedouro. 
O homenageado presidiu o Codevar, consórcio de 30 cidades do interior. Atuou como Diretor da APM (Associação Paulista de Municípios) e Conselheiro do Fundeb. Além de ter sido candidato a Deputado Estadual, onde obteve 47.359 votos, no qual 977 em Colina, segundo Antonio. “Releva notar que o ora homenageado colaborou com a liberação de recursos para as estradas vicinais, criação de leitos de UTI na pandemia, verbas para infraestrutura e iluminação e, ainda, liberação de recursos para renovação da frota do município, acompanhando o Prefeito Municipal em reuniões no Palácio dos Bandeirantes e na Artesp”, recordou o vereador. 
Dieb Taha, Prefeito de Colina fez as suas considerações. “Agradecer a Deus por esse evento importante e brilhante para a nossa cidade, região e país. É uma satisfação conhecer o Fernando como pessoa e advogado, e posteriormente como prefeito. Tivemos a oportunidade de incluir Colina no Codevar. Na época se não me engano estávamos com 15 cidades, e com o trabalho dele e reuniões com os prefeitos da região conseguimos chegar a 30 cidades. E o mérito é para o Fernando, que como presidente do Codevar fez a diferença. E também fez diferença quando esteve no governo do Rodrigo Garcia. O projeto que o Antonio Muniz apresentou condiz com tudo o que ele fez como assessor”, comentou Dieb.
Em seguida foi a vez do Prefeito de Bebedouro, Lucas Seren. “Política não é brincadeira. A Aline esposa do Fernando ajudou a ele ser quem ele é. São parceiros de longa data.  Essa homenagem que ele está recebendo em Colina, e que já recebeu em outras cidades da região é porque tem ao seu lado uma companheira como ela. O Fernando tem prazer em servir. Ele é uma pessoa púbica e um político nato, não no sentido pejorativo, mas como alguém que está sempre a disposição. É uma energia e capacidade impressionante de articular pessoas e projetos”, afirmou Lucas.
E por fim, Fernando Galvão, que externou gratidão em seu discurso ao citar parcerias com empresários, políticos e população durante a sua trajetória em Bebedouro e no Estado. “Nosso maior currículo, primeiro são os nossos pais. Tenho a satisfação de tê-los vivos. É a maior dádiva. Se conseguimos qualquer coisa na vida, primeiro é pela formação e exemplo que temos. Ninguém chega a lugar nenhum sem ser grato a todo mundo que nos ajuda. Quem acha que chega sozinho está fadado ao insucesso. A política tem gente boa sim. Temos que acreditar que dá para trabalhar a política sem perder o caráter, e transformando isso em um círculo de virtudes verdadeiras”, observou o homenageado.
Galvão enfatizou que a vida é um ciclo. “Não dá para plantar maldade e destilar ódio. Tem gente que insiste em destruir a vida do outro para querer ser político. Política é construir, não é destruir. As virtudes precisam estar acima dos vícios. O bem sempre vai vencer. Endemoniaram a política no Brasil. Aqui estamos entre amigos, e me sinto muito à vontade, e a vida vai sendo um ciclo tão bom. Não tem como não ser grato com as pessoas que me ajudaram. Nunca falei mal de nenhum adversário, e nem se quer citei o nome. Sempre procurei falar das propostas. E conversar, respeitar, ouvir e ter paciência com as pessoas. Para ser político tem que ser assim. Não tem outro jeito. Se não tiver paciência, respeito e carinho pelas pessoas e amor pelas cidades e região, sai fora”.

Após reforma, a Unidade Básica de Saúde "Petrônio Stamato Reiff", localizada no Pedro Paschoal foi reinaugurada na manhã de terça-feira (25). Oportunidade em que este posto vai atender até às 22h. O espaço ainda contará com os serviços de coletas de exames de sangue para análise laboratorial.
O Prefeito Lucas Seren afirmou que a iniciativa conta com a intenção de ampliar o atendimento até às 22h com médicos em outros postos da cidade, a partir de julho de 2024, caso não houver impedimento legal. Lucas lembrou dos investimentos da gestão na região como a Avenida Sylvio Lainetti que foi asfaltada, construção de escola e a instalação do Poço Profundo. E afirmou que o médico Petrônio amava a profissão e colocava o próximo a frente de tudo, e sem fazer politicagem com a Medicina.
Antes de placar ser descerrada e o quadro do homenageado ser colocado na recepção, Lucas fez entrega simbólica de um tablete, no qual 108 foram distribuídos para os agentes comunitários da cidade. O objetivo através de software é interligar todo o sistema para que a informação ocorra com rapidez e precisão durante o atendimento da população. Leia mais na Folha da Cidade

Clima Bebedouro

FCTV Web