Em 24 de março de 2021 a Prefeitura tornou pública a dispensa de licitação para contratação da FUNJAB (Fundação José Arthur Boiteux), de apoio à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A contratação atinge a importância de R$ 1.399.000,00 pelo período de um ano.

O objetivo da contratação é a prestação de serviços técnicos especializados em desenvolvimento institucional, por meio de capacitação e aperfeiçoamento dos servidores do quadro da administração, com análise de hipóteses passíveis de redução, bem como revisão de gestão de gastos com pessoal. Sendo que um requerimento de autoria do vereador Chanel (Solidariedade) questionando a situação foi aprovado na sessão de segunda-feira (5).

Em nota oficial encaminhada à Folha da Cidade, a Prefeitura de Bebedouro informou que a Fundação desenvolve um sério trabalho. Conforme a repercussão na cidade e nas redes sociais, favoráveis a contratação acreditam que o investimento vai equilibrar a máquina pública. E quem é contra demonstrou desconfiança devido a reprovação das contas da Prefeitura pelo Tribunal de Contas nos últimos anos, além das dívidas do município e dos impactos provocados pela pandemia. Leia mais na Folha da Cidade

As pessoas com 47 anos ou mais serão vacinadas na próxima segunda-feira (12), das 14h às 19h, na Emeb Stélio Machado Loureiro. Os profissionais que atuam na Educação já podem acessar o site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br.

O cadastro é obrigatório assim como a comprovação do vínculo empregatício. “Agiliza a vacinação deste grupo bastante específico. Vamos imunizar professores, merendeiras, auxiliares, serviços gerais, cuidadores e todos os profissionais que estão trabalhando diretamente com os alunos.  É necessário apresentar documentos pessoais e os últimos dois holerites para comprovar o vínculo empregatício”, orientou o secretário de Educação, Hélio Souza.

A aplicação continua na Vigilancia Epidemiológica após o dia 12. “Quem não conseguir comparecer na data marcada pode procurar nossa equipe no Hospital Municipal”, informou a secretaria de Saúde, Silvéria Laredo. Os profissionais devem fazer o cadastro no site com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberá um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o e-mail não foi deslocado para a caixa de spam.

No passo seguinte, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Também será necessário anexar os holerites dos meses de fevereiro e março. O cadastro passará por um processo de análise, e se validado, o profissional receberá em seu e-mail, o comprovante VacinaJá Educação, documento que terá um QRCode para verificação de autenticidade.

Idosos - A Secretaria Municipal de Saúde segue na vacinação contra a Covid-19, a partir de hoje (10). Idosos de 73 e 74 anos vão receber a segunda dose da Coronavac em drive-thru no Sambódromo. Das 7h30 às 9h30, 74 anos. Das 9h30 às 11h30, 73 anos. 

72 anos será a 2ª dose Coronavac, na segunda-feira (12), das 8h às 11h. Drive-thru no Sambódromo. 68 anos, 1ª dose Coronavac, terça-feira (13), a partir das 9h nas Unidades de Saúde. 67 anos, 1ª dose Coronavac, previsão quarta-feira (14), 8h às 11 no Sambódromo, Drive-Thru, a data será confirmada após a chegada das vacinas. Levar o formulário preenchido

A apresentação do formulário será obrigatória para quem for receber a primeira dose, para diminuir as filas e o tempo de espera no drive-thru. Para retirar, basta procurar a unidade de saúde mais perto de casa, apresentar o cartão de atendimento e o CPF. A apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 é obrigatória para as pessoas que vão receber a segunda dose.

Gripe - Começarão a ser vacinados no Estado de São Paulo, a partir de segunda-feira (12), trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de seis meses até cinco anos completos. 

Registradas nas forças policiais e divulgadas na Imprensa, ou não. Violência contra as mulheres ocorrem diariamente, com ou sem pandemia, e de diversas formas. A advogada Amanda Ribeiro de Camargo comentou a respeito desse cenário a nossa reportagem.

Ela que advoga há 8 anos na área de Direito de trânsito, civil e criminal, afirmou ser a Advocacia Feminista e os Direitos das Mulheres uma grande paixão. Ainda falou a respeito da Lei Maria da Penha, e Lei do Feminicídio, conforme o que determina cada uma, e as respectivas penalidades.

E estimula fazer a denúncia, e diz que a violência doméstica e familiar atinge mulheres de todas as idades, classes sociais e níveis de escolaridade. Jovem, idosa, negra, branca, pobre, rica, indígena, com deficiência, do campo ou da cidade. Leia mais na Folha da Cidade

Na quarta-feira (30), o Saaeb Ambiental iniciou a sondagem do terreno no Residencial do Pedro Paschoal para poder instalar o reservatório de água do novo poço profundo que será perfurado. 

Segundo a autarquia, o poço em questão atenderá o Setor Norte para resolver os problemas de desabastecimento nos bairros Parati I, II e III, Pedro Paschoal, Cidade Coração e Chácaras Parati. Sendo que a Licitação está agendada para acontecer em 19 de abril.

Os vereadores aprovaram por 9 votos, o crédito suplementar no valor de R$ 6 milhões para perfuração do poço profundo no Jardim Pedro Paschoal. O valor aprovado é do caixa do próprio Saaeb Ambiental. O crédito suplementar, não será o valor total no final. Sendo que o valor diminui conforme a proposta da empresa vencedora no certame licitatório. Leia mais na Folha da Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde irá imunizar as pessoas de 68 anos na próxima terça-feira (6) mas, desta vez, a apresentação do formulário será obrigatória para diminuir as filas e o tempo de espera. Os idosos devem procurar a unidade de saúde mais perto de casa, apresentar o cartão do SUS e o CPF para retirar o formulário.  

Na segunda-feira (5), segunda dose para idosos 74 a 76 anos, Drive-thru no Sambódromo, das 8h às 11h. Obrigatório apresentar a carteirinha da primeira dose (verde e branca). Na terça-feira será a primeira dose para idosos 68 anos. Drive-thru no Sambódromo, das 8h às 11h. Obrigatório apresentar o formulário preenchido, sendo necessário buscar na unidade de saúde. “Não é pelo fato de ter sido vacinado que já está imunizado e pode tirar a máscara, e fazer festa. Isso não é verdade. Vamos continuar com todo o rigor do isolamento social que a gente precisa. Não pode ter festa nesse momento e tem que manter a higiene das mãos. Pedimos para a família inteira não ir para o supermercado. O ideal é que vai um. Encontramos famílias inteiras nas ruas fazendo compras. Pedimos novamente para a população retomar os cuidados. A situação ainda não está resolvida. Estamos em franca pandemia”, comentou a secretária de Saúde, Silvéria Larêdo. 

Os postinhos localizados na cidade são Dr. Moacyr Caldeira, Adolfo Pinto s/n – Centro. (17) 3342-4386.; Dr. Gerolino José de Souza, José Bergantini, 247 - Jardim Laranjeiras. (17) 3343-7714.; Dr. Pedro Marinho de Mello Júnior, Osvaldo Garrido s/n – Residencial Centenário. (17) 3342-8016; Dr. João Cambaúva, Rua BB, 60 - Jardim Aeroporto. (17) 3343-7714/3342-8015; Dr. João Carlos Galhardo, Antônio Gomes 1135 - Jardim União. (17) 3343-1902; Antônio Honório da Fonseca e Castro Neto, Rua Henrique Teixeira de Carvalho, 645, Jardim São Carlos, sendo o único sem telefone informado, conforme consta no site e perfil da Prefeitura no Facebook. Dr. Ramiro de Souza Lima, Irmã Crucifixo, 875, Residencial Furquim. (17) 3342-8014; Dr. Oswaldo Damian de Oliveira/ESF José B.Paganelli, Rua das Passionistas, 463 – Jardim Tropical. (17) 3343-5116; Dr. Ricardo Dias de Toledo, Guanabara 271 - Jardim Sanderson. (17) 3342-8017; Dr. Salim Bonemer Filho, Avenida Belmiro Dias Batista, 1.201 - Souza Lima. (17) 3342-1276; Dr. José Mauro Neto, Palmares, 66 - Jardim Três Marias. (17) 3342-8018; Dr. José Caubi Campello Bessa, Elias Nemer s/n - Residencial Rassim Dib. (17) 3343-9435;  Dr. Hugo Turqueto, Ângelo Rímoli, 1.905 – São Fernando. (17) 3343-9625; Dr Petrônio Stamato Reiff, Maria Cristina S. L. Campos, 555 - Dr. Pedro Paschoal. (17) 3349-8218; Dr. Tasso Paraiso Cavalganti de Albuquerque, Avenida José Augusto de Carvalho, nº 2.260 - Antônio Santaella.  (17) 3345-3679; Dr. Ulisses de Carvalho, Augusto de Carvalho, 260 - Jardim Alvorada. (17) 3342-4267. 

A cidade, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde já protegeu 14,25% da população com a primeira dose e 5,7% com a segunda, no qual quase o dobro da média das cidades brasileiras, que imunizaram apenas 8% e 2,34% da população, respectivamente. Até o fechamento dessa edição os profissionais da Saúde que tomaram a primeira dose foram 3.360, e 2.310 a segunda. Idosos, 7.775 a primeira dose, e 2.415 a segunda. Totalizando 15.860 pessoas imunizadas. 

Segundo o Governo Estadual, Bebedouro até o fechamento dessa edição registrou 54% no isolamento social, sendo o 7° município no ranking do estado durante essa semana. Além do decreto em vigor até 11 de abril, o município por meio da “Ronda Covid”, orienta e fiscaliza os munícipes e estabelecimentos para conter as aglomerações como cumprir as regras sanitárias e de distanciamento social, com cerca de 30 especialistas das áreas de saúde, fiscalização e segurança pública.

As aulas presencias seguem suspensas na rede pública e particular. Feira Livre volta a ocorrer amanhã (4) e no próximo domingo (11) com expressa proibição de consumo no local. Supermercados, Mercados dos bairros, Mercearias, Padarias, Açougues, Peixarias, e Lojas de Conveniência podem receber público todos os dias com as regras, inclusive sábado e domingo, a partir desse fim de semana desde que uma pessoa por família, e uma pessoa a cada 10 metros quadrados com limite de 60 pessoas.

As atividades e serviços de Saúde, Garagem Municipal, Coleta de Lixo, Guarda Civil Municipal e demais tidos por essenciais terão seus funcionamentos e atendimentos mantidos inalterados. Fique por dentro das regras anunciadas pelo município até o fechamento dessa edição. Leia mais na Folha da Cidade

Pela sexta-feira (26), ocasião em que a edição de sábado (27), estava fechada. A Polícia Militar flagrou Tráfico de Drogas pelo Jardim Casagrande, onde obteve êxito em deter um indivíduo pela Rua Rio Grande do Norte. 

As apreensões foram 11 tijolos de maconha com o peso de 9,200 kg. Participaram os sargentos Márcio e Dalton, cabos Nilmar, Pires e Osmar e os soldados Marqui, Araújo e Siqueira. Ainda na sexta-feira, a PM compareceu em Terra Roxa com os soldados Luis Henrique e Izaias. Onde registrou outro Tráfico de Drogas. Leia mais na Folha da Cidade

Emenda apresentada pelos vereadores João Vitor Martins (Cidadania) e Gilberto Viana (MDB) estabelece o prazo de 15 dias para a limpeza dos terrenos negligenciados pelos seus proprietários. A multa é de R$ 1.095,90, no qual o valor dobra em caso de reincidência. 

A proposta, que altera o Código de Posturas de Bebedouro, foi votada na segunda-feira (22), e aprovada por todos os vereadores. O prazo começará a contar após a primeira notificação do proprietário. Caso a medida não seja cumprida, sob risco de multa, o proprietário da área terá de apresentar justificativa junto à Prefeitura. Desta forma, o prazo de 15 dias será renovado. Em não sendo acatada a justificativa, o dono do terreno será multado. O município segue coletando lixos e entulhos de ruas, praças e avenidas. Leia mais na Folha da Cidade

Segundo a secretária de Saúde, Silvéria Maria Peixoto Larêdo, o município até o momento não tem problema no abastecimento de oxigênio, e ainda afirmou que a estrutura no combate a Covid-19 conta com leitos, médicos, respiradores e medicação. 

No momento não tem faltado oxigênio, de acordo com a secretária. Porém, reconheceu que o risco de faltar é existente devido ser um problema de origem nacional em algumas localidades. 

Ela enfatizou que o atendimento abrange a região e não apenas Bebedouro, que tem pactuado 16 leitos de Enfermaria. Sendo que não é leito de UTI, conforme esclareceu a secretária. Sendo no Hospital Municipal estava com cinco pacientes em estado grave até o fechamento dessa edição. 

Ainda informou que na região existe uma demanda reprimida de leitos de UTI de mais de 40 pessoas, que estão precisando de leito de UTI, e não tem. A Regional de Barretos na qual Bebedouro faz parte segue na luta para que mais vagas sejam abertas. Fique por dentro das considerações feitas pela secretária a nossa reportagem na manhã de quinta-feira (25). Apesar do cenário crítico da pandemia, e das divergências de opiniões e ações, ainda incentivamos a prevenção para que os transtornos não se tornem ainda maiores e piores. Leia mais na Folha da Cidade

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretária de Saúde, a vacinação pelo sistema drive thru no Sambódromo inicia hoje (27), sendo a primeira dose em idosos de 71 anos, Coronavac das 8h às 11h.

Na segunda-feira (29), 70 anos, primeira dose. Na terça-feira (30) no mesmo horário, 77 a 79 anos e 80 a 84 anos, ambos segunda dose. Na quarta-feira (30), 69 anos primeira dose. Tudo das 8h às 11h pelo sistema drive thru no Sambódromo. Sendo todas Coronavac.

A frequência com que chega as doses da vacinação antes de serem aplicadas variam bastante, segundo a secretária de Saúde, Silvéria Maria Peixoto Larêdo, na qual enfatizou que o município apenas divulga o cronograma quando tem certeza da chegada das doses. “Não existe uma média de antecedência. Na verdade, a dose que vamos aplicar no sábado (hoje), ficamos sabendo ontem e ela chega hoje (quinta). Não estamos tendo um período longo de planejamento. Estamos mantendo um planejamento padrão de fazer o drive thru. Fazemos escalas de pessoal. Retiramos funcionários das Unidades de Saúde para ir no drive thru. A Saúde não tem uma equipe para fazer drive thru. É uma adaptação. Além disso contamos com uma média de 20 alunos do curso de Enfermagem do Unifafibe, que nos ajuda na fila. Na parte burocrática. Que fique claro que não existe aluno fazendo vacina. Tem aluno preenchendo papel. E estão nos ajudando bastante. Registro o meu agradecimento”, afirmou a secretária na manhã de quinta-feira (25).

Silvéria afirmou que quem não conseguir comparecer no Sambódromo deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de casa no dia seguinte ao drive-thru. A apresentação do CPF e o comprovante da vacinação da primeira dose é obrigatória. Os idosos devem buscar um formulário no Posto de Saúde mais próximo, preencher e levar no sambódromo para agilizar o atendimento. 

A secretária de Saúde alerta para a importância da carteirinha exclusiva da Covid-19. “A enfermeira irá analisar qual e quando a vacina foi aplicada, já que as duas doses precisam ser do mesmo laboratório e devem obedecer ao prazo entre uma dose e outra. Portanto, nenhuma pessoa será vacinada sem apresentar o comprovante”.

Profissionais da Educação e policiais - A vacinação está prevista para esse público, a partir de 12 abril. “Se as doses chegarem antes vamos imunizar antes. Assim que tivermos a garantia das doses aqui no município anunciaremos a forma que vai ser e o próprio cronograma. Acredito que será no local de trabalho dessas pessoas”. 

 

FCTV Web

Clima Bebedouro