Advogado e jornalista orientam pré-candidatos - na íntegra

No sábado (13), no Hotel Real Palace, aconteceu um curso voltado para Pré-Candidatas e Pré-Candidatos nas próximas eleições municipais. Oportunidade em que mais de 150 participantes tiveram um treinamento com o ex-prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão e com a Jornalista e Publicitária Luciana Gomes. 
Mais de 20 cidades presentes com pré-candidatos e candidatas ao executivo e legislativo. Além de prefeitos, vices e vereadores com mandato também compareceram. O treinamento se dividiu em três partes, sendo apresentação do calendário eleitoral com as principais datas até a posse dos eleitos, exemplos de propaganda permitida na pré-campanha e campanha e a comunicação do candidato. 
Galvão, que é advogado e professor, e já passou por diversas campanhas, falou sobre os impedimentos do período pré-eleitoral e também destacou como uma campanha deve ser planejada e organizada. Abordou também sobre as fake news, e ainda alertou os candidatos sobre como conquistar o voto de forma honesta. “O eleitor quer ouvir propostas e projetos para sua cidade, seu bairro. Não acredito em pré-campanha nem campanha de ataques e ofensas. O eleitor cansou deste tipo de candidato. Isso não muda a vida dele”, observou Galvão, no qual mostrou vídeos de como fazer uma pré-campanha e uma campanha eleitoral propositiva, trazendo exemplos de eleições anteriores. 
Luciana discorreu sobre comunicação e oratória. Fez várias dinâmicas e deu dicas de como se comportar na frente do eleitor, desde a organização de uma reunião, até como falar numa entrevista. Ela que tem vasta experiência em campanhas eleitorais, enfatizou que este período eleitoral é o momento de ouvir o eleitor, entender suas demandas e angustias, e que não pode pedir voto, nem falar número de candidato. “Também existe comunicação quando se pratica o saber ouvir. Os políticos tem mania de falar muito e ouvir pouco. A população quer ser ouvida. E outra coisa, o pré-candidato tem que ter a clareza que as pessoas querem sentir segurança e credibilidade na fala. Tem que falar de forma correta, mesmo que de maneira simples, mas em um tom de voz adequado, usando o microfone de forma correta, sempre falar o que pretende fazer e não usar mais que 10 minutos do tempo das pessoas, seja em reuniões, comícios, visitas domiciliares, entrevistas. A população cansa de falatório, quer saber o que você pretende com sua pré-candidatura e depois com sua candidatura”, finalizou a jornalista.
Galvão antecipou que o curso será ministrado em todo Estado de São Paulo. Os próximos serão em Santa Rita de Passa Quatro, Votorantim, Guaira, Palmares Paulista e também no litoral.

Clima Bebedouro

FCTV Web