Sonolência está entre os sinais da dengue - na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunicou que 6.049 casos de dengue foram confirmados, sendo nove óbitos. Chikungunya são quatro casos confirmados.
Os agentes intensificaram as ações, aplicando larvicida, através de bomba costal motorizada, coleta de materiais descartados que acumulam água e orientações à população sobre os cuidados necessários contra à dengue. Vale enfatizar que os números estão sujeitos a mudança até a chegada de cada exemplar desta edição em seu respectivo destino. “Nossa equipe está comprometida em garantir saúde e segurança. Mas, precisamos unir forças para combater a dengue em nossa cidade”, diz Ana Paula Tilelli Marques Catunda, secretária de Saúde do Município.
O tratamento é baseado principalmente na reposição de líquidos adequada. Por isso, conforme orientação médica, em casa deve-se realizar de acordo com o Ministério da Saúde, o repouso, e ingestão de líquidos. “Não se automedicar, e procurar imediatamente o serviço de urgência em caso de sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme. Retorno para reavaliação clínica conforme orientação médica. Ainda não existe tratamento específico para a doença”, informou o Ministério da Saúde.
O estado de São Paulo ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue somente em 2024. Os dados foram atualizados pelo do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. “A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque. Esteja atento aos sinais que podem indicar evolução para um quadro mais grave, tais como dor abdominal (dor na barriga) intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural/ tonturas; sonolência ou agitação; sangramento de mucosa; desconforto respiratório. Se apresentar um destes sinais, procure imediatamente um serviço de saúde”, orientou a Secretaria Estadual de Saúde. 

Clima Bebedouro

FCTV Web