A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou 3.610 casos de dengue, sendo seis óbitos confirmados. No qual, quatro casos confirmados de Chikungunya até o fechamento desta matéria.
Os dados estão sujeitos a alteração até a chegada dos exemplares da presente edição em seus respectivos destinos. “As pessoas podem colocar o entulho no bairro. Mas tem o dia certo. Se todo mundo colocar no dia que quiser vira uma bagunça Não podemos permitir que uma parcela pequena de pessoas, prejudique severamente, aqueles que fazem sua parte no combate contra a dengue. Contamos com a colaboração de todos, vamos proteger nossas famílias. Não vencemos a dengue ainda. Estamos passando um momento difícil”, comentou o Prefeito Lucas Seren.
Entre asa ações preventivas estão colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada, sendo que folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidos. Além de encher os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda. Também consta na prevenção, trocar a água e lavar o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. Garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo. Caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível no link: https://www.dengue100duvidas.sp.gov.br/