Secretaria explica diferença entre insetos - na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que foram confirmados até o fechamento desta matéria, 1.129 casos de dengue, sendo 3 óbitos, e dois casos aguardando confirmação do Instituto Adolfo Lutz. No qual Chikungunya, três casos confirmados.
No sábado (24/02, Secretaria de Saúde, setor de Vetores e Zoonoses, realizaram Mutirão Contra Dengue na região central da cidade. Os agentes realizaram visitas em 524 residências, sendo 263 abertas para fiscalização e 261 encontravam-se fechadas. No total, 15 casas registraram focos de dengue. Foram visitadas as lojas do comércio e igrejas. “Ainda não multamos, e locais que foram encontradas larvas serão vistoriados novamente, e se houver larvas serão reincidentes, e serão autuados”, afirmou a Coordenadora de Vetores e Zoonoses, Regina Melanda.  
A Defesa Civil de Bebedouro, em parceria com a Secretaria e setor de Vetores e Zoonoses, realizou a aplicação de larvicida, por meio do uso de drone. Pontos estratégicos que estão com casos positivos de dengue, identificados pelo Vetores e Zoonoses, receberão a aplicação de larvicida, de forma programada. “Estamos reforçando a aplicação de larvicida via drone, pois isso, representa um grande avanço em nossa capacidade de controlar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya, principalmente em locais fechados” diz coordenador da Defesa Civil de Bebedouro, Luciano da Silva.

Diferenças - A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem febre alta, dores musculares, dor de cabeça, vermelhidão na pele e, em casos mais graves, hemorragias, conforme explicou a Secretaria de Saúde. Características, Preto com bolinhas brancas; Mais ativo entre 9h e 13h; Zumbido quase imperceptível; e se reproduz em água limpa e parada. 
O pernilongo é uma espécie diferente de mosquito que não transmite a dengue. Embora seja um incômodo irritante, devido às picadas, o pernilongo não é responsável pela proliferação da dengue. Suas picadas podem causar irritação na pele, e em alguns casos, reações alérgicas, mas não representam uma ameaça grave à saúde, como a dengue. Características, Marrom; Mais ativo a partir das 18h; Zumbido; e se reproduz em água suja.

Clima Bebedouro

FCTV Web