Pelo fato de geralmente existir a promessa de obter retorno alto sobre investimentos com risco baixo ou zero, a Pirâmide Financeira pode ser conceituada como um modelo de negócios irregular e insustentável, no qual a sua prática trata-se de um crime contra a economia popular, cuja pena é de reclusão de um a cinco anos, mais multa pecuniária, segundo observou o Advogado Victor Olivi Bailão.
Ele explicou que participantes são recrutados, no qual a geração dos recursos financeiros vai contando com a adesão de novos participantes neste tipo de crime. Em relação a como evitar afirmou ser necessário desconfiar de propostas mirabolantes que prometem retorno rápido por investimentos fáceis, e principalmente retornos com promessas de valores fixos, quando se operam com renda variável.
Victor informou que a vítima precisa procurar uma Delegacia de Polícia, fazer Boletim de Ocorrência demonstrando à autoridade policial todas as informações e evidências das operações financeiras em que realizou, e depois um advogado para acionar judicialmente a empresa que criou a pirâmide financeira a restituir os valores aplicados no negócio criado mediante fraude. Leia mais na Folha da Cidade