O Psicólogo Renato Roschel esteve segunda-feira (31) na Folha da Cidade. Ocasião em que participou do Programa “Sinta-se à Vontade”. A íntegra da entrevista pode ser conferida no Facebook pelo perfil FCTV web.
Ao considerar os efeitos da pandemia e do período eleitoral em razão do cenário de estresse, ansiedade, nervosismo, suicídio, depressão, divórcios, entre outros fatores, ele orientou sobre como trabalhar a saúde mental para evitar, combater e superar transtornos.
Pacientes atendidos pelo psicólogo ainda vivem o transtorno do estresse pós traumático em virtude das consequências da pandemia como o adoecer e falecer. Entre algumas dicas para atuar na prevenção da saúde mental, independente do caso que for estão a empatia, cumplicidade, acolhimento, diálogo e busca por ajuda profissional.
Renato enfatizou que o papel do psicólogo não é falar para o paciente, o que é certo e o que é errado. Ou se ele está acerto ou errado. Ele afirmou que o papel do psicólogo é gerar reflexão. E que a própria reflexão de cada pessoa é o que vai torna-la mais convicta das suas escolhas na vida. Leia mais na Folha da Cidade