60.070 eleitores estão aptos a votar em Bebedouro nas eleições deste ano, segundo os dados do TRE-SP (Tribunal Regional de São Paulo). O chefe do Cartório Eleitoral de Bebedouro, Denilson Cerqueira Cantarin falou do trabalho em equipe, urnas e a proibição do uso de celular na cabine de votação.
Em Bebedouro tem 716 mesários, e mais 72 apoios, que são os mesários que ajudam fora da sala de seção, sendo que nesse ano haverá 19 locais de votação com 179 seções eleitorais. Além do Cartório com os seus servidores, e mesários, as eleições contam com o juiz e promotor eleitoral, delegados de Polícia, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, e a Central de Alimentação.
Não é obrigatório o eleitor ir votar com máscara. Referente a proibição do celular, o aparelho vai ficar em uma mesa na qual mesários e eleitor poderão ver, segundo Denilson. A decisão foi tomada pelo TSE, com o objetivo de garantir o sigilo do voto, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. Em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a polícia militar ser solicitada para solucionar eventuais questionamentos. Leia mais na Folha da Cidade