Ortopedista e traumatologista, Guilherme Reiff Toller comentou sobre as principais queixas ortopédicas dos pacientes pós covid. No qual, a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), sendo que a necessidade da recuperação muscular aumentou o expediente nos consultórios.
Dentre os sintomas da chamada “Síndrome Pós Covid”, encontram-se as manifestações ortopédicas. As principais observadas são dores e rigidez nos ombros, dores nas costas e articulações de modo geral, fraqueza e dores musculares, fadiga e dificuldade de fazer movimentos simples. Segundo os estudos, até 80% das pessoas recuperadas apresentam pelo menos um sintoma nos quatro meses após a remissão da infecção, de acordo com o médico.
Ao imaginar um caso moderado ou grave de Covid, no qual gera a diminuição da musculatura. Ele falou do porquê de o paciente que já vinha com alguma doença osteoarticular ficam mais sintomático diante de um quadro de diminuição da musculatura.
E para quem não teve Covid, ele ressaltou a relevância de manter um condicionamento muscular adequado em caso de uma eventual infecção de Covid posteriormente, entre outros fatores ligados ao assunto. Leia mais na Folha da Cidade