Ritmo da vacinação volta a ser alvo de reclamação - na íntegra

 

Segundo o Governo Estadual, a vacinação de adolescentes que seria iniciada em 23 de agosto foi antecipada para o dia 18. Além da divergência entre Estado e Federação, o que pode comprometer o atraso da distribuição. Outro motivo de desconfiança em parte da população de Bebedouro é o atraso no ranking, no qual considera-se o ritmo lento em comparação a outros municípios e a própria falta de plantão em feriados e finais de semana.

No calendário atual consta, 18 a 29 de agosto, serão vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas; 30 de agosto a 5 de setembro serão vacinados os adolescentes de 15 a 17 anos; Dia 6 a 12 de setembro serão imunizados os adolescentes de 12 a 14 anos. 

81% da população adulta já recebeu ao menos uma dose no Estado de São Paulo, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento está apenas confirmada a 2ª dose em Bebedouro para quem tem 60 anos, 8h às 12h, e 36 anos das 16h às 20h. Ambos na segunda-feira (9) na Antiga Feccib.

A Secretaria Municipal de Saúde apenas divulga data, hora e idade, assim que tem a garantia da chegada da vacina no município. Ou seja, até o fechamento dessa edição não foi divulgada a idade de quem vai ser imunizado pela primeira vez. “Toda a população adulta de SP estará vacinada com pelo menos uma dose até o dia 16 de agosto”, informou a Secretaria Estadual de Saúde.

O cadastro para evitar filas. Dá para fazer pelo site www.vacinaja.sp.gov.br ou WhatsApp, 11-95220-2923. Segundo a projeção do Estado, 25 a 27 anos; em dias distintos devem ser imunizadas pela primeira vez. “A 1ª dose não garante proteção contra a Covid-19. É imprescindível completar com a 2ª dose, não importa qual seja a idade ou o laboratório”, concluiu Silvéria Laredo, secretária municipal de Saúde.

Dados - Esclarecemos que entre o andamento e término da edição até e a chegada dos exemplares nas bancas, os dados mudam em virtude da atualização diária. Bebedouro faz parte da DRS (Departamento Regional de Saúde) 5, Barretos. Além dessas duas cidades, as demais que compõem são Altair, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Monte Azul Paulista, Jaborandi, Olímpia, Severínia, Taiaçu, Taiúva, Taquaral, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto.

Números atualizados até 18h de quinta-feira. Além de Bebedouro e Barretos, selecionamos mais três cidades. Interessados em conferir os dados, e tirar as suas próprias conclusões. Acessar www.vacinaja.sp.gov.br, clicar em Acompanhe a vacinação por município.

Ranking da vacinação (Estado)

Bebedouro = 276°

Barretos = 87°

Guaíra = 310°

Olímpia = 129°

Jaborandi = 407°

Ranking de aplicação das doses distribuídas (Estado)

Bebedouro = 524°

Barretos = 460°

Guaíra = 401°

Olímpia = 152°

Jaborandi = 169°

Clima Bebedouro

FCTV Web