Saúde pede adesão da população contra a gripe - na íntegra

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, que segue até 9 de julho, das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde de Bebedouro está com baixa adesão na cidade, de acordo com a secretária de Saúde, Silvéria Larêdo.  

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina contra o novo coronavírus seja aplicada primeiro, e após 15 dias ou mais, a da gripe. “Iniciamos a Campanha de Vacinação. Estamos vacinando gestantes, puérperas que é a mulher que deu à luz, e às crianças. Vamos somente em meados de maio, começar a vacinação com idosos para dá o tempo do período que já tomou a de Covid-19. Por enquanto a campanha está muito devagar. Está tendo pouca adesão. Vacinamos no outono para essas pessoas estarem protegidas no inverno. Procurem os Postos de Saúde para tomarem a vacina de gripe”, comentou Silvéria, sendo que nos distritos de Botafogo, Andes e Turvínia a aplicação das duas vacinas acontece nas Unidades de saúde, evitando o deslocamento para Bebedouro.  

A Folha da Cidade soube que uma criança foi vacinar na sexta-feira (16), e tinha acabado. “Não está faltando vacina de gripe, o que pode acontecer é acabar em uma unidade e a Vigilância (Epidemiológica) distribuir no dia seguinte”. 

O Estado de São Paulo relatou que devido a Covid 19, salas de vacinação deverão manter organização do ambiente e evitar aglomerações, com distanciamento entre mesas e profissionais e pacientes, além da disponibilização de álcool para higienização das mãos. “A aplicação da vacina contra a gripe deve ocorrer em sala distinta da reservada para imunização contra Covid-19. Os profissionais estão orientados a fazer triagem com identificação de paciente com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e falta de ar. Os que apresentarem apenas tosse ou coriza poderão receber a vacina, com a orientação para procurar um serviço de saúde. A mesma recomendação será dada aos que apresentarem febre ou mau estado geral, e neste caso a aplicação da vacina precisará ser reprogramada até a recuperação do quadro clínico. Seguindo a legislação, deverão ser priorizados nas salas vacinais os idosos com mais de 80 anos” informou o Estado.

Clima Bebedouro

FCTV Web