Vacinações começam a partir de 27/03 - na íntegra

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretária de Saúde, a vacinação pelo sistema drive thru no Sambódromo inicia hoje (27), sendo a primeira dose em idosos de 71 anos, Coronavac das 8h às 11h.

Na segunda-feira (29), 70 anos, primeira dose. Na terça-feira (30) no mesmo horário, 77 a 79 anos e 80 a 84 anos, ambos segunda dose. Na quarta-feira (30), 69 anos primeira dose. Tudo das 8h às 11h pelo sistema drive thru no Sambódromo. Sendo todas Coronavac.

A frequência com que chega as doses da vacinação antes de serem aplicadas variam bastante, segundo a secretária de Saúde, Silvéria Maria Peixoto Larêdo, na qual enfatizou que o município apenas divulga o cronograma quando tem certeza da chegada das doses. “Não existe uma média de antecedência. Na verdade, a dose que vamos aplicar no sábado (hoje), ficamos sabendo ontem e ela chega hoje (quinta). Não estamos tendo um período longo de planejamento. Estamos mantendo um planejamento padrão de fazer o drive thru. Fazemos escalas de pessoal. Retiramos funcionários das Unidades de Saúde para ir no drive thru. A Saúde não tem uma equipe para fazer drive thru. É uma adaptação. Além disso contamos com uma média de 20 alunos do curso de Enfermagem do Unifafibe, que nos ajuda na fila. Na parte burocrática. Que fique claro que não existe aluno fazendo vacina. Tem aluno preenchendo papel. E estão nos ajudando bastante. Registro o meu agradecimento”, afirmou a secretária na manhã de quinta-feira (25).

Silvéria afirmou que quem não conseguir comparecer no Sambódromo deve procurar o Posto de Saúde mais próximo de casa no dia seguinte ao drive-thru. A apresentação do CPF e o comprovante da vacinação da primeira dose é obrigatória. Os idosos devem buscar um formulário no Posto de Saúde mais próximo, preencher e levar no sambódromo para agilizar o atendimento. 

A secretária de Saúde alerta para a importância da carteirinha exclusiva da Covid-19. “A enfermeira irá analisar qual e quando a vacina foi aplicada, já que as duas doses precisam ser do mesmo laboratório e devem obedecer ao prazo entre uma dose e outra. Portanto, nenhuma pessoa será vacinada sem apresentar o comprovante”.

Profissionais da Educação e policiais - A vacinação está prevista para esse público, a partir de 12 abril. “Se as doses chegarem antes vamos imunizar antes. Assim que tivermos a garantia das doses aqui no município anunciaremos a forma que vai ser e o próprio cronograma. Acredito que será no local de trabalho dessas pessoas”. 

 

Clima Bebedouro

FCTV Web