Secretaria divulga percentual de imunização - na íntegra

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 7,8% da população já recebeu a 1ª dose contra a Covid-19 e 3,6% já recebeu a 2ª dose, sendo o dobro da média nacional. O Brasil vacinou apenas 3,47% e 1,09%, respectivamente. 

8.818 é o total das doses aplicadas no município. Profissionais da Saúde, 3.360, 1ª dose; 2.310, 2ª dose. Idosos acima de 77 anos, 2.668, 1ª dose, e 480, 2ª dose. Idosos de 80 a 84 anos, 1ª dose; 90 anos ou mais, 2ª dose; 77 a 79 anos, 1ª dose, respectivamente na segunda (1), terça (2) e quarta-feira (3) foram vacinados no Sambódromo. A imunização funcionou no formato drive-thru. 

A Secretaria finalizou a entrega de senhas para imunizar os idosos de 77 a 79 anos na semana. A região recebeu apenas 38% das doses desta faixa etária, mas um novo lote está chegando e a vacinação será retomada. “Nenhum idoso ficará sem a vacina. Podem ficar tranquilos. Assim que a nova remessa chegar faremos um novo drive-thru no Sambódromo. Pedimos para os familiares aguardarem a nova data, que será comunicada para toda a população pelo rádio, jornal, sites e redes sociais. A 1ª dose de 77 a 79 anos foi com a Coronavac do Butantan. De 77 a 79 anos não recebemos todas as doses. Não precisam se preocupar porque provavelmente nos próximos dias a gente receba o restante dessa vacina”, esclareceu a secretária de Saúde, Silvéria Maria Peixoto Larêdo.

Silvéria sugere evitar aglomerações para conter o novo coronavírus. “Não é necessário que todos corram para o Sambódromo ao mesmo tempo. Vamos receber outras 610 doses já nos próximos dias e vacinaremos o restante desta faixa etária, também em formato drive-thru, com calma e respeito aos protocolos. Todas as pessoas terão à vacina, mas desta vez será em dias alternados”, explicou a secretária da Saúde.

Profissionais da Saúde - Na quarta-feira, profissionais da Saúde tomaram a 2ª dose na parte da tarde, sendo os idosos de manhã. “Aquele pessoal que é autônomo, liberal e que tomou a 1ª dose em 2 de fevereiro lá no Stélio puderam procurar a tenda, e não o drive thru. Profissionais de Saúde que não foram vacinados no dia 2 puderam ir no Sambódromo, a partir das 12h”.

Os que tomaram a 2ª dose está muito baixo, segundo a secretária. “Muito aquém do público que a gente esperava. Uma dose não vai dá cobertura devida. É muito importante tomar a segunda dose. Estamos disponibilizando a sala de vacina na Vigilância Epidemiológica, que fica no Hospital Julia Pinto Caldeira para quem não tomou a segunda dose. Não está imunizado e protegido apenas com uma dose”.

Próximas vacinações - Na segunda-feira (8) será os idosos de 78 e 79 anos. Na terça-feira (9), os de 77 anos.  A partir das 8h via drive-thru no Sambódromo. “Acreditamos que por volta das 11h esteja encerrada. Ficaremos enquanto estiver gente na fila. Acreditamos que dividindo em dois momentos iremos conseguir encerrar um pouco mais cedo, e não vamos expor o nosso pessoal ao sol quente das 12h. Vai ficar mais confortável para os nossos funcionários e idosos. Fiquem tranquilos. Haverá vacina para todos. Chegou a segunda remessa. Não precisam chegar antes das 7h e ficar na fila. Vamos começar atender somente às 8h. Chegamos às 7h que é o tempo que temos para se organizar no local. Peço a todos que comecem a chegar por volta das 7h30, 7h45. O que vai trazer conforto para todos. Dessa vez não distribuiremos senhas. Quem foi no Posto de Saúde e preencheu o formulário já adianta e facilita. O que demora é o preenchimento do formulário. Quem for com o formulário preenchido será rapidamente vacinado. Esse formulário está em todas as Unidades de Saúde”.

Clima Bebedouro

FCTV Web