Doença sem cura pode ser controlada

Em alusão a Campanha Fevereiro Roxo, no qual um dos temas é a Fibromialgia. A Folha da Cidade conversou com o reumatologista Lucas Ferraz Manuel. Ocasião em que o médico afirmou que a doença não tem cura, mas pode ser controlada. 

O médico enfatizou que a doença ocorre por alterações a transmissão dos estímulos de dor, sendo que o funcionamento do cérebro fica alterado. E com isso quem tem Fibromialgia passam a ter sensações dolorosas com mais facilidade, ou seja, coisas que normalmente não causariam dor como o frio e o estresse, por exemplo, são responsáveis por diferentes sintomas desagradáveis descritos pelos pacientes como queimação, formigamentos, ardência, cólicas, dores de cabeça, palpitações, tonturas, entre outros.

Ainda disse que a doença é de difícil diagnóstico porque muitas vezes não existe um exame que afirme para o médico se a pessoa tem ou não. Apesar de não ter cura, ele salientou que não significa o paciente aceitar uma vida com dores e limitações, e que o destino é aceitar e aprender a conviver com a situação. E orientou ser importante saber o que é a doença e suas consequências, vontade de encará-la e adotar hábitos saudáveis. Leia mais na Folha da Cidade

Clima Bebedouro

FCTV Web