Mulheres com exames pendentes podem agendar - na íntegra

De 1 a 5 de março das 11h às 15h nas dependências do Ambulatório, a Fundação Abílio Alves Marques realiza o agendamento apenas de quem não fez os exames de Mamografia e Colo de Útero em 2020.

Os documentos necessários são o cartão do SUS, RG e CPF. Para fazer a Mamografia são as mulheres acima de 40 anos.  O Ambulatório fica anexo ao Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira, Avenida Raul Furquim, 2010. Telefone 17-3342-7115.

A Folha da Cidade conversou com o responsável pelo Projeto Educação + Prevenção = Qualidade de Vida, no qual abrange os trabalhos da Fundação, José Renato Garcia. “Importante lembrar que no Câncer de Mama tínhamos uma prevalência acima dos 40 anos. Hoje está aparecendo em gente jovem. Em Bebedouro há alguns anos, já perdemos paciente com 18 anos. As mulheres, além da mamografia antes dos 40 anos não faz mamografia. E quem tem na família aos 30. O que sobra é o autoexame da mama. Tem que estar de olho. Na mama ela procura as alterações como endurecimento, vasos sanguíneos grossos, mamilo pode afundar para dentro, feridas em volta do mamilo. Uma mama não é igual a outra. Porém de uma hora para outra ficam muito diferentes. Todo mundo lembra somente do caroço, e esquece do resto. Apertou o mamilo e vê se saiu pus ou sangue que é outro sintoma”, diz o professor de Ciências e Biologia. 

No câncer de mama o fator de risco é quem já teve na família, quem nunca teve filhos, teve o primeiro filho após os 30 anos, fumante e obeso, conforme orientou José Renato. “O que vemos nessa pandemia, é que a obesidade é um fator de risco altíssimo. Lembrando que o diagnóstico é feito pelo autoexame da mama, que não é qualquer dia. É de 7 a 10 dias após a menstruação. E a mamografia após os 40, que a Fundação está tentando fazer com as pessoas. O tratamento as vezes é cirúrgico. Mastectomia ou Lobectomia. Em alguns casos se faz esvaziamento de axila porque o tumor foi para os gânglios da axila”.

 

Colo do útero – Para fazer o Papanicolau as mulheres acima de 18 que já tem vida sexual. “Temos que lembrar que está muito relacionado ao vírus HPV. Esse câncer vai diminuir bastante porque as meninas estão sendo vacinadas entre 9 e 11 anos de idade. E os meninos de 11 a 13. O HPV também causa câncer de pênis e boca. Essas pessoas vacinadas, o risco de contrair a doença é muito baixa. Menos de 1%. O Colo de Útero está quando termina o canal vaginal e começa o útero. O Papanicolau colhe a mostra para procurar célula alterada, já que é um exame de prevenção. Existe um exame que é o DNA do vírus HPV. A mulher acima de 40 anos colhe o material para ver se tem o vírus. Se tiver o vírus será acompanhada todo o ano. Se não tiver o vírus tem que repetir o exame a cada quatro anos”.

Os sintomas são sangramento fora do período menstrual, e dor na hora da relação. Os fatores de risco são quem começou a vida sexual muito cedo, quem não foi vacinada, uso prolongado de anticoncepcional e tabagismo. “Essa menstruação vem com um sangue mais vivo que não vinha antes. As vezes a mulher acima de 40 anos que já entrou na menopausa volta a ter sangramento que não é mais menstruação”.

Clima Bebedouro

FCTV Web