Conselho de Contabilidade tem representante - na íntegra

Patrícia Izabela Aparecida Somer Gomes assumiu como delegada representante em Bebedouro do CRC/SP em 4 de janeiro, sendo a previsão de término para 3/1/2025. Ela atua na área desde agosto de 1991, no qual passou a ter CRC, a partir de 6/1/2000.

Além do curso técnico de Contabilidade concluído no Senac em 1999, Patrícia que já atuava com o seu pai em escritório, é graduada em Ciências Contábeis pela Puc Minas – Campus Poços de Caldas/MG, e pós graduada em Perícia Contábil pela FGV, começando a atuar na Perícia Contábil. “Contando todo o período da minha trajetória, estou desde 1991 atuando com Contabilidade. Este ano completo 30 anos com muito orgulho e dedicação”, disse Patrícia. 

A profissional explanou a respeito da figura da delegada. “Foi instituída este ano pela Resolução CRCSP n.º 1.271/2020, atendendo a critérios estabelecidos pela Resolução CFC n.º 1.557/2018. A função é honorífica, visando à representação institucional do CRC/SP e contato com os profissionais da Contabilidade de sua região. O mandato do delegado representante é de quatro anos, podendo ser reconduzido por igual período, a critério do Conselho Diretor e homologação do plenário do CRC/SP”.

No que tange a ter aceitado o desafio. “Aceitei o desafio, pois minha expectativa é poder contribuir muito para termos uma profissão mais forte. Também quero fazer um trabalho muito grande com os jovens, auxiliando-os a ser profissionais mais completos. O CRC/SP dá respaldo ao profissional da Contabilidade. Minha expectativa para este mandato é positiva e otimista. Eu fiquei impressionada na questão do empoderamento feminino e representatividade no CRC/SP, com a quantidade de delegadas eleitas. Vamos vencer os desafios que aparecerem e mostrar à sociedade que a competência independe de gênero”.

A existência de uma sede ou subsede na cidade. “Aqui em Bebedouro e também na nossa microrregião há apenas a minha representação. A figura do delegado representante excluiu as questões de sede nas cidades do interior, atualmente temos apenas a sede do CRC/SP em São Paulo. Devido até ao contexto em que estamos vivendo, a maioria dos atendimentos serão pelas plataformas virtuais”.

Referente ao que a classe da Contabilidade e a própria sociedade pode esperar da sua atuação como delegada representante. “Como representante do Conselho, e considerando minha atuação há quase 30 anos, espero trazer uma proximidade maior dos profissionais e organizações contábeis da região com o CRC/SP. Cheguei em um estágio da minha vida que quero agora dar uma contribuição para minha categoria profissional. A atuação no CRC/SP é gratificante. É algo que nos acrescenta muito em aprendizado, e é uma convivência muito saudável, com novos colegas”. 

Importância desse tipo de profissional nas corporações. “Para mim, o profissional contábil tem que ser dinâmico e proativo. Enfatizo aqui nossa importância nas corporações, onde as empresas encontram o suporte tributário e fiscal, mercantil e de gestão, que através de demonstrativos financeiros, gráficos explicativos, análises de balanço, fluxo de rotinas, mapeamento de riscos existentes. Todos são exemplos da nossa aplicabilidade e importância na tomada de decisão e continuidade dos negócios. Somos profissionais que adequamos as empresas aos preceitos das legislações, normas e procedimentos fiscais vigentes, tornando-as aptas nas tomadas de decisões estratégicas. Entendo que o perfil do contador moderno tem uma ligação com o dinamismo e desafios, exercendo o trabalho com a tendência para uma crescente necessidade de informações. A busca do desenvolvimento profissional através da educação continuada, evidenciam as habilidades e competências técnicas do profissional, convergindo num conjunto de atributos que definem o seu perfil.”. 

Para Patrícia, profissionais contábeis e as empresas que atuam na Contabilidade deveriam ser reconhecidas como essenciais. “Pois estas atividades são fundamentais para auxiliar os negócios a enfrentarem a pandemia. Todos os munícipios do Brasil deveriam reconhecer a atividade contábil e outros segmentos econômicos como essenciais. O reconhecimento da atividade contábil como essencial é justo e necessário para que possamos apoiar os empresários a superar esta crise e retomar o crescimento. O CRC/SP passou por uma grande reformulação este ano. Somos uma entidade que se destaca pela sua governança e gestão financeira. Somos referência na área de Registro, temos uma Fiscalização atuante contra aqueles que denigrem a nossa profissão e uma área de Desenvolvimento Profissional de excelência, sendo que no ano de 2020 tivemos mais de 400 mil acessos em nossas atividades. A partir do instante que você reconhece como essenciais vários segmentos econômicos, é incoerente não reconhecer também as atividades que dão suporte ao funcionamento destas atividades, entre eles os escritórios de serviços contábeis”. 

Clima Bebedouro

FCTV Web