Idosos serão vacinados em sistema drive-thru - na íntegra

Os profissionais de Saúde já estão preparados para vacinar os idosos contra a Covid-19 em sistema drive-thru. A prefeitura recebeu 480 doses da vacina do Butantan/Coronavac para imunizar os que possuem mais de 90 anos. 

A ação acontece no Sambódromo Municipal, das 8h às 14h, da próxima segunda-feira (8). Terça-feira (9), vacinação nos postinhos, quarta-feira (10), vacinação dos idosos acamados, residência dos idosos. O prefeito Lucas Seren solicitou atenção especial aos acamados. “Nossa equipe já conhece as famílias e os idosos com dificuldade de locomoção, que serão vacinados em casa. Os demais vão receber as doses de uma forma muito segura e organizada, como já aconteceu nas etapas anteriores em Bebedouro. A diferença é que para eles será drive-thru”, explicou o prefeito.

Após a conclusão desta remessa, a campanha avançará para idosos a partir de 85 anos, na segunda-feira (15). “O Estado dividiu a imunização por idades, já que essa faixa etária exige muitos cuidados. Nossa maior preocupação é deixá-los seguros e longe de aglomerações. Novas doses vão chegar e daremos andamento à campanha”, informou a secretária de Saúde, Silvéria Maria Peixoto Laredo.

Cuidadores de idosos - Os profissionais que trabalham como cuidadores de idosos também terão direito à vacina, desde que comprovem o vínculo empregatício. Eles devem acompanhar os idosos, apresentar a carteira de trabalho, o último holerite ou uma declaração do empregador assinada e com firma reconhecida em cartório. “É importante frisar que, ao assinar, o empregador se torna responsável legal por essa vacina. Nesta categoria não se enquadra os familiares do idoso, a vacina é exclusiva para o profissional”, esclareceu a secretária.

Balanço - Bebedouro recebeu 1.360 doses da Coronavac em 20 de janeiro e 1.050 doses da Oxford/AstraZeneca no dia 27. Já em 02 de fevereiro, foram 1.430 doses da Coronavac, 950 para profissionais da saúde, e 480 para idosos com 90 anos ou mais. “Já vacinamos 100% dos profissionais da linha de frente, dos hospitais, funerárias, cemitério e laboratórios que realizam exames do novo coronavírus. Todos os funcionários da saúde municipal e os idosos que moram em asilos também já estão protegidos. Agora vamos finalizar os que trabalham na iniciativa privada ou são autônomos”, concluiu Silvéria. 

Leitos - Na terça-feira (26), o prefeito Lucas Seren foi atendido pelo vice-governador Rodrigo Garcia em São Paulo. Ocasião em que foi acompanhado pelo deputado federal Geninho Zuliani (DEM), e prefeita de Barretos, Paula Lemos para entender as novas regras, que levou Bebedouro para a fase vermelha. 

Lucas afirmou que 26 leitos foram conquistados para a região. “Focamos na solução, e entendemos que precisávamos de novos leitos, e conseguimos. Na quarta-feira esses leitos estavam em funcionamento na nossa região. Restrições nos entristecem. Não pensem vocês que é fácil estar aqui do nosso lado. Nenhum prefeito quer fechar nada, proibir cultos e missas, fechar restaurante e academia. O que nos alegra é ver tudo aberto, funcionando e prosperando, e vir novas academias, restaurantes, igrejas e assim por diante. Nem sempre podemos seguir a emoção. É preciso ter a razão na frente nesse momento”.

Clima Bebedouro

FCTV Web