Municípios solicitam revisão administrativa - na íntegra

O Codevar (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), formado por municípios da região, que pertencem a Barretos, estiveram com os prefeitos, entre eles, presidente Fernando Galvão, no Palácio dos Bandeirantes na terça-feira (13), sede do Governo Estadual, juntamente com o deputado federal Geninho Zuliani, solicitando a manutenção de Bebedouro e região na fase Amarela do Plano SP, sendo que houve a regressão para a fase Laranja. 

Devido à possibilidade de mais restrições quando existe regressão, a população e os comerciantes ficaram apreensivos na tarde de sexta-feira (9), após anúncio do Governo Estadual. Registramos a nossa torcida para o progresso de fase, caso seja justo. E principalmente, que não exista nenhuma politicagem envolvida até pelo fato de ser ano eleitoral. 

O prefeito de Bebedouro emitiu sua opinião. “É uma luta muito grande. O Plano São Paulo estabelece cores dependendo dos números que cada região tem. Sexta-feira passada fomos todos pegos de surpresa com a regressão da região toda, incluindo Bebedouro para a fase laranja. Essa fase determina o fechamento de alguns setores e atividades de Bebedouro por conta de um decreto, que estabelece regras de restrições de atividades comerciais, principalmente. Quando recebi a informação de que regrediria para a laranja, imediatamente solicitei um levantamento de todos os números que Bebedouro possui desde o começo da pandemia. Sempre tivemos números muito positivos. Bebedouro foi uma referência para o interior de São Paulo no isolamento. Claro que dificuldades nós temos e que perfeição ninguém consegue. A pandemia ainda é algo incerto para todo mundo”, observou Galvão. 

E fez o seu relato final. “Através dos bons números conseguimos ir para a fase amarela. O que deu a oportunidade para Bebedouro e região ter um espaço de tratamento específico do Covid com o Hospital Estadual. E na sexta-feira descemos para a laranja. Pelo esforço que população, Prefeitura e Saúde fizeram não seria justo, e como não é justo, Bebedouro pagar o preço por erros de cidade da região. Temos o direito de se manter no amarelo mantendo as restrições”.

O Centro de Contingência de São Paulo ficou de dá uma resposta até ontem (16), de acordo com o prefeito. Até o fechamento dessa edição não teve posição definitiva para saber se volta para o amarelo ou se permanece no laranja. “Vamos pedir que o governador do estado João Doria reveja a classificação de Bebedouro. Entendemos justo ficar na fase amarela, pois sempre fizemos nosso "dever de casa" e temos índices adequados para isto. Ficar na fase amarela não quer dizer que não estamos combatendo a pandemia, muito pelo contrário, estamos ainda com muitas limitações.  Que façamos juntos uma força para que possamos nos manter firmes contra essa medida do governo estadual, com a qual não concordamos”, disse o secretário de Desenvolvimento, e diretor de Planejamento de Bebedouro, Rogério Valverde. .

Dados - 1.250 confirmados em Bebedouro, 170 na região. Recuperados 1.193 em Bebedouro, e 170 na região.  Monitoramento e isolamento na cidade, 15, e nenhuma pessoa em outros municípios. Nove internações leves em Bebedouro, e nenhuma na região. 13 internações graves no município, quatro em outras cidades. 24 óbitos em Bebedouro, e 18 na região. 

Os números do boletim são relativos até o fechamento dessa edição. Os casos confirmados do sexo masculino estão aproximadamente em 45%, e feminino, 60%. A taxa de letalidade está em torno 1.70%.

Clima Bebedouro

FCTV Web