Intérprete detalha inclusão com a pessoa surda

Além do Setembro Azul, anualmente no dia 26 desse mês, celebra-se o Dia Nacional do Surdo. Oportunidade em que Folha da Cidade conversou com a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Gleika Saturnino Martins.

Ela abordou vários aspectos relacionados à área humana e profissional em relação à causa, e falou como que surgiu o seu interesse por Libras. Ainda explicou o significado humano e profissional de ser uma intérprete como também as características que considera imprescindíveis para atuar na área. 

E por fim, incentivou a inclusão da pessoa surda.

O Projeto de Lei 9382/2017 tem como objetivo a fomentar a formação profissional Tradutor, Intérprete e Guia-intérprete de Libras, bem como a modernização da regulamentação da profissão, contribuindo para um maior reconhecimento e valorização profissional, além de uma maior inserção educacional, social e profissional das comunidades surda e surdocega em todo o país.

Tramita em Brasília, no qual a situação encontra-se pronta para pauta na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania); Aguardando Deliberação no Plenário. Leia mais na Folha da Cidade 

Clima Bebedouro

FCTV Web