1.051 confirmados em Bebedouro, 150 na região. Recuperados 995 em Bebedouro, e 149 na região. Monitoramento e isolamento na cidade, 22, e um em outros municípios. 11 internações leves em Bebedouro, e nenhuma na região. 11 internações graves no município, e seis em outras cidades. 17 óbitos em Bebedouro, e 17 na região.
Os números do boletim são relativos até o fechamento dessa edição. Os casos confirmados do sexo masculino estão aproximadamente em 45%, e feminino, 60%. A taxa de letalidade está em torno 1.60%. “A pandemia ainda não acabou, e temos que continuar nos preservando. Temos o nosso Hospital e Upa funcionando, e os setores da Prefeitura dando a sua parcela de contribuição. Precisamos aprender a conviver com o vírus e atravessar esse momento. Só que a cidade não pode parar. Foi um ano diferente para todo mundo”, diz o prefeito Fernando Galvão.
As recomendações de prevenção à Covid são lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. “Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público como ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), e quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado”, relatou o Ministério das Sáude.
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo também está entre as medidas. “Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado”.
O Ministério da Saúde pede para manter distância mínima de um metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. “Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto”.
Ainda pede para higienizar com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência. “Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos. Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas”.
E caso estiver doente. “Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde. Durma bem e tenha uma alimentação saudável”.
No caso de precisar viajar. “Caso você precise viajar, avalie a real necessidade. Se for inevitável viajar, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde locais. Ao voltar de viagens internacionais ou locais recomenda-se reforçar os hábitos de higiene e proteção como a utilização de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70 %. Caso apresente sintomas de gripe, busque atendimento nos serviços de saúde, e evite contato com outras pessoas”.
E por fim recomenda a utilização de máscaras em todos os ambientes. “As máscaras de tecido, caseiras/artesanais, não são EPI, Equipamentos de Proteção Individual, mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas”.