A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizaram mais uma fiscalização do GEI (Grupo Estratégico de Isolamento). A ação foi realizada recentemente em supermercados e residências de pacientes com exame positivo para a Covid-19.
Durante as fiscalizações foram visitados 20 pacientes com o novo coronavírus, residentes em diversos bairros, porém, foi constatado que somente 11 estão cumprindo o isolamento domiciliar. O GEI foi criado através do Decreto Municipal 14.196 de 03 de julho de 2020, com o objetivo de promover o monitoramento constante das pessoas que tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. Sendo composto pela Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Departamento de Planejamento, Vigilância Epidemiológica e Divisão de Informática.
Até o fechamento dessa edição, o município registrou 22 óbitos, sendo 15 em hospitais na região, e sete em Bebedouro. 406 casos confirmados em Bebedouro, e 73 na região. Em isolamento na cidade, 86 pessoas, e na região, 10. Recuperados na cidade, 298, e na região, 62. Sete internados leves em Bebedouro, e na região nenhum caso. Sete internados graves em Bebedouro, e três em municípios da região.
Segundo o secretário de Desenvolvimento, Rogério Valverde, todo cidadão que estiver no município e for diagnosticado com a Covid-19, assinará um termo de consentimento e responsabilidade assumindo o compromisso de se manter isolado de acordo com a recomendação emitida pela Vigilância Epidemiológica. “O monitoramento está acontecendo constantemente através de visitas, utilização de sistema informatizado de localização, ligação telefônica e outros meios tecnológicos que auxiliem nesse trabalho”.
Caso durante o monitoramento seja constatado o descumprimento do isolamento, o agente que tomar conhecimento de tal fato encaminhará imediatamente a informação à Vigilância Sanitária, que aplicará multa de R$ 1.048,00, além de encaminhar o fato a polícia, onde poderá responder até criminalmente.