Paciente que estava em estado grave recebe alta - na íntegra

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio Vigilância Epidemiológica, informa que o município vem apresentando bons resultados no combate ao Covid-19, tendo sucesso tanto em relação à prevenção ao vírus, como a cura de paciente, que ainda manterá isolamento monitorado.

O paciente em questão é Fauzi Sammour, sendo que nas redes sociais circulou vídeo com profissionais da Saúde no Hospital Unimed, o aplaudindo após receber alta. Entramos em contato com o Hospital em questão e não tivemos retorno. 

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, essa cura do Covid-19, demonstra que a cidade possui estrutura adequada e profissionais competentes para o combate a essa pandemia. “Bebedouro tanto na rede de Saúde Municipal como particular, tem plena condição de atender as pessoas contaminadas com esse vírus, um fator que demonstra isso, é a recuperação de um paciente que permaneceu internado e entubado por determinado período apresentando sintomas graves, no entanto, através dos esforços constantes dos profissionais da Saúde, superou a doença”, afirmou a coordenadora.

O prefeito Fernando Galvão enfatizou que apesar de ser necessário manter a vigilância constate, e tomar todas as medidas de higiene, além do isolamento social, o município está vencendo o vírus, controlando os casos e curando seus pacientes. “Sempre acreditei na capacidade e empenho de todos os profissionais de saúde. Tenho certeza que essa vitória os motivou a trabalharem com esperança e determinação para vencermos o novo Coronavírus”, comentou o prefeito.

Casos - Segundo a Secretaria até o fechamento dessa edição, o município conta com 13 casos positivos de Covid-19. Dos 109 casos notificados na cidade, 85 já foram descartados, e 11 ainda aguardam os resultados dos exames. “Temos respiradores suficientes no Hospital Julia Pinto Caldeira. Organizamos Pronto Socorro Gripal específico. Nossa equipe está preprada para receber eventuais casos de coranavírus. Unimed também tem seus leitos de UTI preparados”, ressaltou o prefeito.

Entre os casos confirmados, três pacientes estão internados na UTI da Unimed, considerados casos graves. E um está internado na enfermaria do Hospital Municipal Júlia Pinto Caldeira. Sendo que nem todos os casos confirmados precisam ficar internados. Os demais pacientes estão em isolamento domiciliar. Passaram por atendimento médico e estão sendo acompanhados. Existem casos mais leves da doença. “Tenho feito o máximo possível para conseguir a abertura de leitos de UTI para o Hospital Estadual. Para agilizar a abertura do Hospital não depende apenas de mim. Depende do Estado de São Paulo. Temos conversado com governador e vice-governador para pelo menos anteciparmos a abertura de leitos de UTI. Temos que se prevenir para que não aja uma explosão de casos. Não existe hospital que aguente explosão de caso. Estados Unidos é um país milionário, e não tem hospital que dá conta pela quantidade de casos que tem”, informou Galvão.

Decreto - O prefeito assinou na quarta-feira (22), o Decreto 14.088 de 22 de abril de 2020, prorrogando as medidas preventivas e de contenção para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.

Através desse decreto ficam intensificadas nos estabelecimentos de serviços essenciais, autorizados pela legislação federal, estadual e municipal, bem como aqueles que permanecem com funcionamento monitorado, medidas de higiene e segurança e a proibição do ingresso e permanência de clientes, funcionários ou colaboradores sem uso de máscara de proteção respiratória. Sendo recomendado que os estabelecimentos disponibilizem máscaras gratuitamente. 

Orienta-se que a população que necessita sair de casa utilize máscaras como forma de proteção. Ficam obrigados a utilizar máscaras de proteção em seus ambientes de trabalho os funcionários, servidores e colaboradores, em especial aqueles que prestam atendimento ao público, dos estabelecimentos públicos, privados, industriais, comerciais, prestadores de serviços, bancários, rodoviários e transporte de passageiros na modalidade pública e privada.

O fato repercutiu na cidade, inclusive nas redes sociais. Dificuldade financeira para adquirir máscara foi o principal argumento. O Fundo Social de Solidariedade através da sua oficina de cursos profissionalizantes no antigo Lions, na Rua Ângelo Salvador, 35, Vila Paulista está fazendo a doação de máscaras de tecido. Informações podem ser obtidas pelo 17-3342-4504. “Os dois primeiros dias são mais para divulgação. Depois a fiscalização vai ser rigorosa. O uso de máscaras é para proteger devido ao aumento de circulação. Ainda não prevemos multa devido ao prazo de adaptação. A obrigação é usar em ambientes fechados, filas de atendimento. Se está em frente de casa ou deu uma volta no quarteirão não precisa, a não ser se tiver contato com outra pessoa”, salientou Galvão.

Parceria - Com a Coopercitrus, o município iniciou através de um trator, a desinfecção e higienização de ruas de grande circulação na área central na manhã de ontem (24). O prefeito agradeceu a parceria. “Flexibilizamos a abertura do Comércio. Precisamos proteger as pessoas. No sábado faremos a limpeza do Sambódromo no preparo da Feira Drive Thru. O trabalho também será feito nas Avenidas. Sempre iniciamos esse trabalho em momento com menor circulação de veículos e pessoas. Esse equipamento que pulveriza é de última geração”, observou o prefeito.

Transporte Público - Está previsto o município analisar na semana que vem o retorno gradual. “Em horários reduzidos pedindo para que crianças e idosos não transitem pelos ônibus para atendermos as pessoas que trabalham no Comércio. Sempre tomamos medidas de acordo com o quadro dos casos e orientações da equipe de Saúde. Não é hora do idoso entrar em circular. É hora da família ajudar. Não pode acontecer surpresa, se não vamos ter que recuar de novo. Se não atrapalha a vida de todo mundo. E todo mundo usando máscara. São medidas de proteção”.

Clima Bebedouro

FCTV Web