O prefeito Fernando Galvão reuniu-se com os representantes do comércio local para definir novas diretrizes das atividades comerciais na cidade. A reunião foi realizada na segunda-feira (13), na Prefeitura.
Na ocasião, o prefeito enfatizou que as decisões foram tomadas de forma conjunta para que a economia do município comece a se recuperar, mas que a população não corra o risco de se contaminar com o Covid-19. “As medidas drásticas que tomamos como a suspensão das aulas, comércio e do transporte público, fechamento da rodoviária, geraram resultados positivos, desacelerando a proliferação do vírus. Porém, não podemos descuidar, e estamos mantendo os decretos anteriores e criando um atendimento externo para o comércio, através de novas orientações” afirmou o prefeito.
Participaram da reunião, representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACIAB (Associação Comercial Industrial Agrícola Bebedouro), Sincomércio e Shopping, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Seren, e o diretor de Planejamento Rogerio Valverde. “Não é decreto, é apenas uma nova orientação, cuja decisão já vinha sendo estudada desde semana passada em conjunto com vários setores. Com essa nova orientação, o comércio deverá ser mantido com as portas fechadas, porém, poderá colocar bancos na entrada do estabelecimento pra receber crediários e venda de alguns produtos, desde que seja um cliente por vez com horário previamente agendado”, esclareceu Rogério.
Os estabelecimentos que desrespeitarem os Decretos Estaduais e Municipais editados com a finalidade de conter a proliferação do Covid-19 serão fiscalizados, autuados e lacrados, com a aplicação de sanções administrativas, sanitárias e penais, com comunicação do fato à autoridade policial competente e ao Ministério Público do Estado de São Paulo, consoante recomendações e determinações deste mesmo órgão.
As fiscalizações dos estabelecimentos iniciaram a nível de orientação, e podem ir desde uma cassação do Alvará de Funcionamento no caso de reincidência até a lacração. Sendo que o WhatsApp do Departamento de Planejamento está disponível para apenas esclarecer dúvidas e não fazer pedidos, sendo somente por mensagem de texto pelo 17-99246-3551. E denúncias pelo 153, Guarda Civil Municipal, de acordo com Rogério.
Ainda enfatizou que quem deseja protocolar algum pedido, os serviços de urgência executados pelo paço municipal podem ser realizados pelo e-mail protocoloemergencial@bebedouro.sp.gov.br. As ações visam evitar aglomerações.
Novas orientações - As lojas permanecerão fechadas. Será permitido apenas o atendimento ao cliente através de um balcão externo e individual, sendo proibida a entrada do cliente na loja. Controle que será realizado pelo próprio estabelecimento.
Caso haja a necessidade de filas externas, será preciso que cada cliente permaneça a dois metros de distância um do outro. Sendo proibida a presença de crianças e idosos nestes locais. Os funcionários dos estabelecimentos serão obrigados a utilizarem máscaras e disponibilizarem álcool gel. “Essa flexibilização vai minimizar um pouco os prejuízos do Comércio. Não vai agradar a todos, mas é o início de termos um contato com nossos clientes, e após os resultados dia a dia, iremos ver se conseguimos mais opções”, ressaltou Antonio Rodrigues Sobrinho, “Foguinho”, presidente da CDL.
O Bebedouro Shopping disponibilizará um único balcão em espaço externo, disponível para todas as lojas do prédio. Os bares e restaurantes só poderão atender com entregas à domicilio. Ou disponibilizarem um balcão externo para a retirada dos produtos. Sem mesas e cadeiras.
Salões de cabeleireiro, barbeiro e demais serviços estéticos como manicures e pedicures, poderão atender com as portas fechadas, individualmente e com horários agendados. Desde que mantenham todas as regras sanitárias. O Departamento de Planejamento, informa que durante o período de quarentena, definida pelo governo do Estado, é permitido que realizem seus atendimentos de forma agendada, individual, de portas fechadas, nas casas ou nos próprios estabelecimentos.
Rogério afirmou que essa medida é necessária para evitar a proliferação do novo Coronavírus. “Todos esses profissionais podem trabalhar, pois, não haverá problemas, caso respeitem todas as regras sanitárias e de higiene, funcionando com as portas fechadas, e atendendo seus clientes individualmente com hora marcada, não gerando filas e aglomerações. Os estabelecimentos precisam manter máscara, álcool gel, luvas e todos os EPIs para garantir a proteção de todos”.
Feira Livre - Em razão da pandemia, a Feira será no Sambódromo, a partir das 6h de amanhã em sistema drive thru. Sendo que todas as barracas serão organizadas com espaços entre uma e outra.
A Feira que era realizada todos os domingos na Praça Valencio de Barros, em frente à Prefeitura, está suspensa com o objetivo de evitar aglomerações devido a proliferação do Covid-19. Portanto, dentro de um novo local e formato só poderá ser acessado por veículos.
O diretor de Planejamento esclareceu que a mudança de local é necessária para se adequar ao novo método de compras, possibilitando que as pessoas não fiquem sem os alimentos, mas também não permaneçam no local criando aglomerações. “A quarentena tem como objetivo salvar vidas, sendo esse novo método de compra, uma oportunidade para que a economia da cidade não seja prejudicada, e a saúde das pessoas seja preservada”, observou o diretor.
O prefeito diz que essa inovação possibilitará que o pequeno produtor possa vender, minimizando prejuízos. “Esse é o momento de prestigiarmos os bebedourenses, e especialmente o pequeno produtor rural. Visando a saúde de todos, reforçamos nossa parceria com vários colaboradores e parceiros que nos ajudaram na proteção e desinfeção do local”, salientou o prefeito.
Feirantes residentes em de Bebedouro e que fazem parte da Feira Livre, realizada aos domingos, puderam e poderão entrar em contato pelos telefones 17-3345-9122 e 17-99246-3551.
Tecnologia - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informou que já está disponível a plataforma eletrônica para que a população tenha acesso aos produtos oferecidos pelo comércio local sem sair de casa.
Lucas Seren disse que utilizando essa ferramenta os consumidores não somente terão produtos de qualidade, mas também ajudarão as empresas da cidade a enfrentarem a crise causada pela necessidade do isolamento devido ao novo Coronavírus. “Nesse momento de grandes dificuldades, é muito importante que a população tenha a consciência que fazemos parte de um todo. Comprando de forma online no comércio local, especialmente nas pequenas e microempresas, será possível manter o emprego de muitos, e manter a economia da cidade funcionando”, finalizou o secretário.
Para utilizar a plataforma basta acessar o site valorizeopequeno.com.br/bebedouro. A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Sebrae e a startup Bruto Valley. “Vai divulgar e ajudar o pequeno e microempreendedor que não tem acesso a essa tecnologia e nem sabe como vender o seu produto. A pessoa entra no site e cadastra o seu negócio, e o cliente vai poder entrar através do aplicativo ou próprio site, e ver todas as empresas que estão disponíveis. É auxiliar esse grupo que está mais vulnerável financeiramente”.