Hoje comemora-se o dia internacional do cooperativismo. A palavra “cooperar” significa operar simultaneamente ou colaborar. Portanto, pode-se entender por cooperativa uma organização criada por indivíduos que realizam ações de maneira coordenada para uma finalidade em comum. Neste sábado, as cooperativas de Bebedouro promovem o “Dia C” em prol dessa colaboração, com foco na responsabilidade social.
O cooperativismo tem como valores a solidariedade, liberdade, democracia, equidade, igualdade, responsabilidade, honestidade, transparência, responsabilidade social, dentre outros. É com esse intuito que muitas pessoas se organizam para criar algo novo no mercado de trabalho, buscando inovação e melhores condições para seus cooperados, visando qualidade de vida também no ambiente organizacional.
Piaget, epistemólogo suíço, diz que o comportamento de cooperação inicia-se ainda na infância, por volta dos sete ou oito anos, e é essencial no desenvolvimento cognitivo e moral do indivíduo. A cooperação caracteriza-se pelo entendimento da existência de diferentes pontos de vista, pela reciprocidade e existência de regras para respeito mútuo.
O conceito de motivação também se faz importante, haja vista que é um dos principais impulsionadores para criação de ações nas quais se acredita. Estar motivado é querer realizar. Maslow, psicólogo norte-americano, definiu as necessidades básicas do ser humano e as hierarquizou de acordo com suas urgências, sendo elas: necessidades fisiológicas, de segurança, de amor, de estima e de autorrealização.
Para se alcançar a autorrealização, é necessário satisfazer todas as demais necessidades anteriores, que envolvem, dentre outras coisas, o reconhecimento. Somente com a colaboração do outro e com a constante motivação é possível alcançar essa meta de realização pessoal, que é basicamente sentir-se feliz onde se está. Nesse sentido, diversas pessoas com um objetivo em comum unem-se para transformar em realidade o sonho de trabalhar naquilo que gostam, tendo o ambiente de trabalho como uma segunda casa e os colegas de trabalho como uma família.
Para dúvidas, críticas e sugestões, escrevam para: renataseren@gmail.com
Psicóloga - Renata Seren