O cenário político atual é de caos. Investigações em andamento, protestos nas redes sociais, manifestações sarcásticas bem do “jeitinho brasileiro” para lidar de modo bem-humorado com qualquer adversidade. O país está unido pela diferença de opinião. A questão, no entanto, não é a diversidade de pensamento, mas o discutir por ter o que falar, sem fundamento. Não somos educados na política.
Nosso sistema educacional é cada vez mais direcionado ao vestibular. Os estudantes devem decorar fórmulas matemáticas e datas históricas para somente usarem no Enem e nunca mais. Não nos ensinam a pensar; isso explica tanta dificuldade dos alunos nas questões de interpretação de texto e o famoso medo da redação. A banda britânica Pink Floyd fala dessa manipulação da educação na música “Another brick in the wall” (Outro tijolo no muro, em tradução livre).
É clichê dizer que é cômodo que os indivíduos não pensem, apenas reproduzam ideias “cultivadas” por quem exerce o poder juntamente com o apoio da mídia. Acontece que após tantas exposições de corrupção, essa massa se cansou e começou a usar de sua liberdade de expressão, mostrando todo o seu descontentamento com o país. O problema de não sermos educados na política, é que apenas sabemos dizer que não estamos satisfeitos com algo... não sabemos ao certo como apontar uma solução... então é só caos.
O que há de modo geral é discussão, não ação. Quando existe a ação propriamente dita, essa ocorre de maneira agressiva, pois não aprendemos postura cívica, a não ser para cantar o hino nacional na fila da escola. Passagem ao ato é um conceito psicanalítico definido como uma “atitude imediata em que uma intenção dá lugar à sua realização motora”, em suma, é agir sem pensar (o que geralmente leva ao arrependimento).
A passagem ao ato em massa só leva ao caos coletivo, não trazendo de fato uma solução para o problema, apenas manifestando o descontentamento da população. Falar somente para exercer a liberdade de expressão e participar de manifestações só para tirar foto não significa fazer política. Isso apenas mostra a necessidade de atenção para a postura cívica de um país que perde sua ética a cada fase da operação lava jato.
Para dúvidas, críticas e sugestões, escrevam para: renataseren@gmail.com
Psicóloga - Renata Seren