Sinais de dor em gatos

 Costumamos pensar que os gatos são animais muito resistentes. Muitos de nós quase que lhes atribuímos poderes sobrenaturais, como por exemplo dizer que os gatos têm sete vidas, no entanto, a realidade é muito diferente: os gatos, são uns mestres na arte de dissimular os sinais de dor. Por essa peculiaridade, é difícil perceber que os felinos estão sofrendo.
 Uma das principais causas de dor nos gatos é a artrose, uma patologia que, como acontece com os humanos, consiste em um desgaste da cartilagem articular.
 Caso o gato a tenha, mostrará os seguintes sinais de dor: relutância ao movimento (não quer se mover), deposições fora da caixa de areia, prolongamento dos tempos de descanso. Podemos saber isso  principalmente observando o seu comportamento atual e avaliando se mudou alguma coisa, desta forma consegue obter muitas pistas.
 Quando um gato sente algum desconforto, uma das rotinas diárias que mais se vê afetada é, sem dúvida, a sua higiene. No entanto, não é a única coisa a que temos que prestar atenção para averiguar se o gato tem algum tipo de dor.
 Falta de asseio: Existem gatos mais meticulosos que outros na sua higiene diária, mas se o nosso gato costumava passar um certo tempo se limpando e se ultimamente anda meio descuidado neste aspeto, pode ser um sinal de mal-estar.

 Protrusão da membrana nictitante (vemos uma membrana branca no olho): Os gatos e cachorros têm uma membrana esbranquiçada que podemos chamar de "terceira pálpebra". Em condições normais não se vê, mas quando o gato se encontra apático, dolorido ou febril, podemos vê-la no felino com os olhos abertos, sendo estes sintomas, claros sinas de que algo não está bem.
 Vocalização excessiva: Existem gatos mais "faladores", por exemplo os siameses, mas se o gato mia com mais frequência que o normal e sem motivo aparente, poderá ser uma alerta de que alguma coisa está acontecendo. Costuma ser mais um sinal de dor emocional, mas em algumas ocasiões pode estar relacionado com a dor física.

Para dúvidas, críticas e sugestões, escrevam para: renataseren@gmail.com
Clima Bebedouro

FCTV Web