As Histórias do Motinha
Motinha, um brasileiro em tempo integral, ocupará este espaço nas edições deste mês.
É um personagem de ficção, mas as suas histórias transitam pelo cotidiano de todos nós. Caricatura do brasileiro comum, homem das ruas, toca a vida num tom informal e propõe um humor refinado. Algumas vezes, lírico. Ele não é o outro lado do autor, mas este sempre colabora com alguma experiência vivenciada. Vamos, portanto, conhecê-lo:
Motinha e o Curso de Vendas
Motinha foi trabalhar na área de vendas de uma grande empresa . Os ve clientes eram atendidos presencialmente ou por telefone. Neste caso, algo similar ao telemarketing e num raio de duzentos e cinquenta quilômetros. As vendas contemplavam clientes avulsos e grandes clientes.
Tão logo adquiriu desenvoltura, foi liberado para atuar sozinho. Com o senso de observação apurado, sacou a postura dos compradores (Setor de Compras) das grandes empresas vinculadas à sua carteira.
Perfis autocratas, mal educados, soberbos. Assim eram os compradores. Por executarem uma função de compras, achavam que podiam usar e abusar daqueles que atuavam nas vendas. Motinha pensava:
Esses caras representam mal as marcas paras as quais trabalham, apesar dos seus produtos serem ótimos. Muitos já foram deselegantes comigo. Diante de um produto deles, não comprarei. Virão à memória os momentos desagradáveis a que submeteram-me.
Certo dia, empenhado com a imagem institucional da sua empresa, um diretor ligou e foi atendido por Motinha.
Explicou que a intenção da pesquisa, apesar da empresa de Motinha ser apenas fornecedora, era colher informações e sugestões que pudessem ajudá-lo a implementar novos conceitos.
Motinha expôs uma série de argumentos sobre a postura do Setor de Compras. Estes despertaram a atenção do seu interlocutor.
-No meu lugar, Sr. Motinha, qual a sua ação para sanar esse problema ?
-Para mim é muito simples. Dê um Curso de Vendas para o seu Setor de Compras. É a melhor solução - única - por sinal. - explicou.
Augusto Aguiar augusto-52@uol.com.br www.m-cultural.blogspot.com http://stilocidade.webnode.com