Lançamento de livro

Renata Soares Junqueira, residente em Ribeirão Preto, é irmã de minha querida amiga, poeta e escritora, Fernanda Junqueira (autora de Intimismo, livro de poemas lançado em 2016).

Renata é bacharel (1987), mestre (1992) e doutora (2000) em Letras, na área de Teoria Literária, pela Unicamp, e livre-docente (2010) pela Universidade Paulista (Unesp), onde desde 1994 ensina Literatura Portuguesa na Faculdade de Ciências e Letras do campus de Araraquara.

Fez pós-doutorado na Universidade de Lisboa e na Escola Superior Artística do Porto (Portugal), aonde, com frequência, ministra aulas livres. Nos últimos oito anos tem desenvolvido pesquisas interdisciplinares envolvendo teatro, cinema e literatura. Durante um período do ano, Renata reside em Portugal. Noutro, em Araraquara.

Renata Junqueira, que já publicou vários livros, lançou em 17/11/17, em Araraquara, o livro “Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira”, estudos interdisciplinares de Cinema, Literatura e Sociedade.


Graciliano Ramos

A garotinha que entrega o livro ao avô, o escritor Graciliano Ramos. chama-se Elisabeth Ramos. Seu pai, Múcio Ramos (1919-1994) é filho de Graciliano e Maria Augusta de Barros, primeira mulher do escritor, que morreu devido às complicações de um parto. Elisabeth Ramos é escritora, pesquisadora e doutora em Literatura. É também professora de Literatura na Universidade Federal da Bahia.


Augusto Aguiar

augusto-52@uol.com.br
www.m-cultural.blogspot.com
http://stilocidade.webnode.com
Clima Bebedouro

FCTV Web