Tucanos e Bem-te-vis

Tucano ou Bem-te-vi?

Um torcedor obcecado pela Política e inconformado com a sofrível atuação do PSDB, desabafou com os seus muitos amigos. Dissertou primeiro sobre as origens do seu partido: o PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, fundado em 1988. De inicio foi constituída uma comissão diretora encarregada de selecionar nomes de peso e adotar um sistema de rodízio para exercer a sua presidência. Como primeiro tucano a ocupar o cargo, foi escolhido o senador Mario Covas que seria seguido pelo senador José Richa, pelo senador Fernando Henrique Cardoso e pelo ex-governador Franco Montoro. Depois passou a explicar porque o tucano foi adotado como símbolo. A escolha se deveu à cor amarela que fez o maior sucesso durante campanha em favor do movimento das Diretas Já, em 1983. Nas ruas, o povo usava o amarelo como um uniforme, na rede Globo, o Cid Moreira falou que o Brasil havia sido "pintado de amarelo". O tucano é uma ave frágil, não canta, está ameaçada de extinção, tem um bico fraco, grande e muito comprido. São poucos aqueles que já viram um tucano solto. Vai chegar o dia em que os jovens não vão saber distinguir a figura do pássaro nem o que ele representava, eles que vivem desinteressados pela Política e cada vez mais decepcionados com a podridão existente em Brasília, repleta de  políticos corruptos padrão FIFA.

Na opinião de um eleitor que é obrigado a votar, é seu dever declarar um voto a favor do político torcedor. Ele tem toda razão! A proposta submissa ao PMDB, o partido governante, a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, não vai fazer a menor diferença, é trocar seis por meia dúzia! Em Portugal a maioridade é atingida aos 12 anos! Segundo a abalizada opinião de notórios especialistas, a proposta do Senador Serra de ampliar o prazo máximo de internação dos  adolescentes infratores de 3 para 10 anos, não vai funcionar. É bom lembrar que a prisão de um menor acusado de esfaquear e matar um médico no Rio de Janeiro, não vai resultar em prisão. No Brasil, o porte de armas brancas não é crime nem contravenção.

Cadê a reforma política? Não deu em nada! No dizer do senador Pedro Simon, seria o mesmo que entregar a reforma de um presídio nas mãos dos presidiários. O senador Aécio Neves, presidente do partido fala muito mas não convence. Será preciso arranjar um líder corajoso que esteja disposto a assumir uma oposição verdadeira para compensar a sua bisonha atuação no Congresso.

Por que não substituir o tucano por um bem-te-vi? É um dos pássaros mais populares do Brasil. É encontrado em todas as cidades, nas matas e  nas árvores. É bravo, ataca até gaviões e urubus quando eles se aproximam de seu "território". A troca do tucano pelo bem-te-vi seria uma ótima chance de provocar a ressurreição do Partido. Bem entendido: Que não demorasse a acontecer, não ficasse no aguardo da chegada do dia do Juízo Final.

Clima Bebedouro

FCTV Web