Vocês precisam consultar um geriatra! - geriatra? - É um medico especializado no tratamento de pessoas idosas como você. - Nunca ouvi falar - Faz o seguinte: procura saber se na sua cidade tem um. Sua função é bem parecida com a do pediatra. - O idoso quando envelhece vira criança. - Eu acho que não tem! Mas não faz mal, dessa vez sou eu quem pergunta a vosmecê: estou a procura de um cara capaz de informar como proceder quando alguém, alem de idoso e quase surdo, leva uma queda e não consegue se comunicar com sua companheira para ajudá-lo a se levantar? Para quem deve recorrer? Ao geriatra? - Você não entendeu patavina! Um geriatra não estudou tantos anos de medicina para se preocupar com problemas domésticos! Sabe de uma coisa? Vocês deveriam pendurar um apito no pescoço de cada um...
Vamos convidar o professor Marcelo Poletti que dá aulas de smartphone para idosos - ele é o nosso PGI - Personal Geriátrico Informático para, quem sabe, ajudar a criar uma agência especializada em Personais Geriátricos. Por ordem de importancia, um PGT - Personal Geriátrico de Transito, capaz de desenvolver um aplicativo GQRDB - Guia Quatro Rodas de Buracos? Seria uma forma inestimável de prevenir acidentes de motoristas de todas as idades , alertando sobre os buracos públicos bebedourenses. Bebedouro se tornaria um famoso ponto turístico, a primeira cidade brasileira, quiçá do mundo, a dar-lhes sustentabilidade!
Para dar certo, teria que ser uma organização de caráter privado, com fins lucrativos, uma fonte geradora de renda e criadora de empregos! E tendo ainda como suprema vantagem desonerar as entidades municipais pelo seus altos custos/benefícios. Todos os que se dispusessem voluntariamente a participar do trabalho de cadastramento dos buracos, se habilitariam a ganhar um desconto na aquisição do Guia. proporcional ao esforço despendido.
Já fizemos a nossa parte. Resta avisar mais uma vez sobre os buracos existentes na rua Samir Ismael e adjacências: um buraco traiçoeiro é aquele a direita de quem desce a Ascânio de Carvalho. Buracos mais à frente, na rua João Guimarães Reiff, para os que se dirigem ao Shopping; buracos na Rua Raquel Beleza da França de Carvalho até o anel rodoviário: são muitos, difíceis de contar. A nossa vistoria na Rua Campos Sales já começou a partir do escritório da Isman Engenharia. É uma rua muito comprida, são 20 transversais até chegar ao Cemitério São João Batista, vai exigir a participação de muitos voluntários.
Observação importante: Parar sempre no cruzamento com as ruas transversais para não cometer a imprudência de ser trombado pelos toscos motoristas que não respeitam os pare pintados no chão e também serem vitimas das mal construídas valetas pluviais. Mas aquele buracão imprevisto no meio da Campos Sales logo após a rua Francisco de Paula, é uma calamidade!...
Curiosidade: não sabíamos eu e muitos de vocês que patavina, uma expressão popular muito usada no Brasil, teve origem há muitos anos atrás quando portugueses não conseguiam entender o que diziam os frades italianos (patavinos) originários da cidade de Pádua e afirmavam "não entender patavinas", querendo dizer: "não estou entendendo nada".