Palavras Apenas

Polissemia, do grego  poli, quer dizer muito e  sema,  significado. Palavras polissêmicas  são muitas e encontradas em todos os dicionários. Exemplos: "Vela" pode ser também a vela de um barco; a vela de cera que ilumina, ou pode ser do verbo velar praticado pelo vigilante. "Letra" faz parte do alfabeto, do texto de uma canção ou a caligrafia de alguém. Podemos classificá-las em dois grandes grupos:  O primeiro serve para abrigar palavras ingênuas, inocentes, que se transfiguraram em ovelhas desgarradas - exemplos: "Marginal", aquilo que está às margens de alguma coisa, descambou para desocupado, bandido, fora-da-lei. "Veja", o imperativo do verbo Ver, passou a ser uma revista sensacionalista e mentirosa quando  acusou sem ter provas o senador Romário de não ter declarado à Receita Federal uma conta de 7,5 milhões na Suíça. O anuncio do detergente "Veja" na TV é enganoso porque quer que acreditemos que desengordura com um  simples jato. um utensílio da cozinha.  "União", o efeito de unir, conciliar, arranjou má companhia, deixou de  ser a "união que faz a força", se transformou em "União Européia", a entidade incapaz de ações meritórias, só faz desagregar e desunir seus filiados.

O segundo grupo de polissêmicas é de boa índole! Abriga somente palavras portadoras de noticias  alegres, esperançosas... 

"Bateria" é uma delas: Pode ser a bateria de uma escola de samba, bateria de automóvel quando volta a funcionar após ser recarregada.   É difícil imaginar  a vida moderna sem as nossas baterias. Elas representam uma forma inestimável de armazenar energias. 

A maioria dos celulares e carros elétricos é agora alimentada por baterias de íon-lítio. São mais leves e sua capacidade aumentou muito com o passar dos anos, como atestam os laptops e os smartphones cada vez mais fininhos. O lítio é o metal mais leve do planeta. 

Existe ainda um subgrupo de palavras boas mas maltratadas por serem vitimas de uma gíria inconveniente: "Abacaxi" , uma fruta deliciosa, foi transformada em um empecilho para quem as segura pelas folhas espinhentas. "Galinha", uma ave tão valiosa passou a ser o codinome da mulher  leviana e do individuo covarde; o "Sal" que era moeda de pagamento, virou salário, depois foi convertido  em salário mínimo, para infortúnio dos aposentados indignados com a falta de palavra da presidenta. Cássia Eller cantou: Palavras apenas, palavras pequenas. Ando por aí querendo te encontrar... Teve vida curta, coitada, não deu tempo de ouvir as palavras de Carlos Drummond de Andrade: Lutar com palavras é a luta mais vã. Mas Djavan  encontrou palavras que valem a pena: "Bem", bendito, benfeitor, bem-dizer, bem-querer...Meu bem querer é segredo é sagrado, está sacramentado em meu coração. 

 

Para ouvir Cássia: http://www.kboing.com.br/cassia-eller/1-300557/

 

Clima Bebedouro

FCTV Web