Catarata deriva do grego KataraKte que quer dizer descida, queda, coisa que cai com força, como a das águas que se precipitam do alto de um rochedo. Até aí, tudo bem. Mas o que intriga é querer saber quem a batizou com esse nome? Foi um grego naturalizado brasileiro ou um brasileiro "gregófilo" que resolveu traduzir? O nome em espanhol é Iguazú ou Yguazú na forma arcaica que provém de palavras de origem guarani, que significam Ig = água; guazú= 'grande'. Iguazú significa pois "Agua Grande". Em português o nome passou a ser adotado nas cataratas do Iguaçu.
Na oftalmologia, a catarata é um processo de opacificação do cristalino, uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Quando o indivíduo desenvolve catarata essa lente se torna opaca impedindo e passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho. Não existem colírios ou óculos que eliminem a doença, o único tratamento eficaz é a cirurgia, onde é utilizado um laser e faco emulsificação, um método cirúrgico para realizar uma incisão na córnea de cerca de 3 mm, fragmentar e aspirar o cristalino doente que ocasiona as dificuldades em enxergar. Depois de retirado, é implantada uma nova lente intra-ocular que lhe fará enxergar com mais nitidez e sem ficar forçando muito a vista. O instrumento utilizado para emulsifica-lo, ou seja, micro fragmentá-lo pode ser comparado a uma caneta por causa de sua espessura e com a ponta emite ondas de ultra-som fazendo a retirada por meio de sucção dos fragmentos.
Bebedouro tem sorte de poder contar com o Hospital da Visão, sem dúvida o que há de mais moderno em aparelhos cirúrgicos e de faco emulsificação importados, de procedência canadense e israelense. São 4 microscópios, 3 autoclaves para esterilização. Dr. Celso Davi Lopes, o grande empreendedor que veio de Jaú para implantar o Hospital da Visão, alem de Bebedouro, atende as cidades de São Carlos, Ribeirão Preto e também Monte Azul onde montou um consultório onde atende uma vez por semana. Em média são realizadas 251 cirurgias por mês nas 3 cidades. Está lá na Internet o que disse o Dr. Celso: "A OMS (Organização Mundial de Saúde), afirma que 1% da população do planeta tem deficiência séria, ou seja, cegueira, sem contar outras deficiências importantes que não estão incluídas. Desse total, 10% são crianças, 75% idosos e o restante distribuído nas outras faixas etárias. Mas ele afirma que o dado positivo é que uma pessoa cega, hoje, pode ter esperança de visão em breve. "Existem muitas pesquisas e dependendo da patologia, às vezes com medicamentos e cirurgias, engenharia genética, com células tronco podem ter cura. Então eu acho que a pessoa deficiente deve procurar o seu oftalmologista de rotina para tratar sempre e acompanhar se vai sair algo novo com relação à cegueira, para não deixar ela avançar, já que muitas são preveníveis e tratáveis",
Lopes afirma que é otimista e acredita que as coisas mudam. "Há anos não tínhamos internet, computador, TV, carro e em um século, que é um tempo pequeno para a humanidade, existiram muitas descobertas. Então eu acredito que a coisa pode mudar e com certeza para melhor. Eu digo que nunca devemos perder a esperança, primeiro em Deus e em segundo na medicina que é apenas um instrumento de cura de Deus"