Não tenhas medo, diz o Senhor!

Em nossa vida diária, muitas e muitas vezes, somos surpreendidos com a interferência de Deus, convidando-nos a assumir compromissos e missões que no momento não entendemos a sua dimensão, profundidade e os meios para satisfazê-los. Embora queiramos fazer a vontade de Deus e não apenas a nossa, ficamos confusos: “O que fazer? Como fazer?”.

Ponderando nossa capacidade e limitações, não raras vezes nos esquecemos de que para Deus nada é impossível e tudo tem a sua razão de ser.

Então, por que e para que temer ou duvidar? Por maior que seja a missão, por mais difícil e exigente que seja, sempre estará presente a palavra confortadora do Cristo: “Não tenhas medo!”.

Lembro-me muito bem, era 1º de fevereiro de 1952. Pela primeira vez, saía de casa desacompanhado de meus pais, ingressando no Seminário Menor Nossa Senhora do Carmo, de Jaboticabal. Com dezesseis anos de idade, estaria dando um passo certo em vista do ideal de ser padre, num futuro desconhecido e querido de Deus?

“Não tenhas medo!”

A partir do ano de 1958, cursei a Faculdade de Filosofia em São Paulo e em Aparecida, e Teologia no Seminário Provincial Rainha dos Apóstolos, de Curitiba (PR), onde terminei os estudos acadêmicos.

E agora?

Mais amadurecido e consciente de minha vocação sacerdotal, estaria pronto para iniciar nova etapa, agora como padre, aos vinte e seis anos de idade?

“Não tenhas medo”, diz o Mestre Jesus!

Afinal, Ele, em várias ocasiões, não repetiu esta frase? Esta afirmação tem como maior motivo a promessa de Jesus: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).

Nesses cinquenta e um anos de sacerdócio(05/07/1964 – 05/07/2015), quantas vezes me encontrei confuso, sem rumo e implorava que Jesus desse uma luz para enfrentar as dificuldades?!A resposta sempre veio decidida e com muita clareza: “Não tenhas medo! Estou contigo! Deixa-te guiar por mim!”, me dizia Jesus.

Encerrando nossas considerações, lembro-me do Papa Francisco, logo depois de ser eleito, ao aparecer no balcão da Basílica de São Pedro diante de dezenas de milhares de pessoas, todas carregadas com mil expectativas, certamente convicto da expressão do Mestre: “Não tenhas medo! Estou contigo!”. Numa atitude de humildade e convicção, antes de nos dar a primeira bênção como pontífice, depois de um instante de silêncio, ele inclinou-se e pediu: “Rezem por mim!”.

Plagiando o Papa Francisco, com a mesma convicção e humildade, eu peço: Rezem por mim, para que eu seja sempre fiel e confiante nas graças divinas, acreditando na expressão do Cristo: ‘Não tenhas medo! Estou contigo! Permaneça na minha graça e terás muita paz e vida para transbordar!

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web