Observações sem ilusões

Os relacionamentos na sociedade brasileira são marcados pela fraternidade e pela paz? Temos sabido, ao longo do tempo, corrigir nossos erros do passado? Podemos ter esperança de dias melhores “para todos”? Podemos acreditar na mídia, que todos os dias nos decepciona com descobertas de falcatruas,corrupção e mentiras até então escondidas do grande público?

Como ter esperança num mundo marcado por tantos problemas? Como sonhar com um mundo melhor, quando crescem a insegurança, a imoralidade e as injustiças? Como não desanimar, ao constatar que os filhos das trevas continuam demonstrando ser mais sábios que os filhos da luz?

Há os que respondem não com palavras, mas com atitudes. Fecham-se em seu próprio mundo e deixam-se guiar pelo egoísmo. Outros assumem, sem restrições, um estilo de vida marcado pelo consumismo e pelo hedonismo. Alguns não acreditam que alguma coisa possa ser modificada e se deixam dominar pelo desânimo.

Sim, há pessimistas em excesso caminhando por nossas estradas. Por onde passam, semeiam amargura e tristeza.

Mas, felizmente, há muitos que acreditam na possibilidade de um mundo melhor, e partem para ações concretas. O que os move é a certeza de que é possível construir, nesta terra dos homens, um mundo novo, uma nova sociedade, uma vida marcada pela solidariedade.

Serão sonhadores? Sem dúvida! Quem não tiver um sonho pelo qual acredita que vale a pena viver e trabalhar, doar-se e sofrer, não merece viver.

A construção de uma nova sociedade não é missão para alguns poucos, mas é uma obra na qual todos devem se envolver.

“Vale mais acender uma vela do que reclamar da escuridão!”

Acredito que uma imensa luz poderá iluminar nossa terra e nossa gente, se as pessoas de boa vontade se unirem, participando com seus dons na construção de um mundo bem melhor do que este em que vivemos hoje!

O segredo está no óbvio: união de intenções, esforço pessoal e comunitário para construir, na solidariedade, o ideal que está no coração de cada um de nós.

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web