As surpresas do comportamento humano

   Um dos grandes pecados do ser humano é não conseguir expressar precisamente o que realmente está sentindo quando se encontra alterado ou nervoso. No fogo da discussão, dizemos muita bobagem, extrapolamos muitas vezes, afirmando ou negando coisas que, na verdade, não gostaríamos de exprimir. As frases saem agressivas, violentas e, por certo, desastrosas.

   Nessas circunstâncias, o ideal seria calar-se, esperar a “poeira baixar”, esperar o sangue parar de subir e tentar ser mais preciso no que diz.

   Diante dessa experiência tão comum entre nós, devemos nos convencer do ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar”. Muitas discussões poderiam ser evitadas se fôssemos menos precipitados, mais previdentes e prudentes em conhecer melhor a realidade.

   Não é todo dia que você acorda ótimo, disposto, sentindo-se forte para encarar o que der e vier. A vida nos pressiona muito. Então, nesses dias, fique quieto no seu canto, espere até superar essa fase, fortaleça-se de novo, recuperando a energia, para, só depois, ir à luta novamente.

   Não adianta dar uma de forte, se estiver fragilizado. Agindo dessa forma, você já “entra em campo” perdendo, “entregando de graça o ouro para o bandido”.

   O segredo de bem viver do cristão é estar sempre atento às inspirações de Deus, aproveitando-as ao máximo em cada momento do seu dia.

   Quem vive bem o presente momento não estará preso a um passado que já se foi nem terá remorsos no futuro, quando olhar para trás, pois esse futuro está sendo preparado agora, no presente que Deus está lhe entregando.

  

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

 

Clima Bebedouro

FCTV Web