Como viver a Quaresma

Todos nós, brasileiros, por tradição religiosa herdada de nossos colonizadores lusitanos, mesmo que não vivamos tão fielmente a fé católica, pelo menos se percebe no seio do povo um certo respeito pelo tempo quaresmal.
Porém, com o passar do tempo, notamos uma série de atitudes e comportamentos que nem sempre condizem com o autêntico sentido quaresmal. Por deformação, por ignorância ou falta de esclarecimento, muitos cristãos se prendem às superstições, crendices sem fundamento e atitudes que, embora encaradas com respeito, não correspondem ao sentido correto que a Igreja ensina.
Vou citar alguns exemplos em que a tradição popular passa de geração a geração e que ainda podemos encontrar em nosso meio:
1- Até um tempo atrás, muitos afirmavam que na Quaresma não podíamos assobiar, cantar músicas profanas, muito menos de carnaval, pois isso atrairia o demônio.
2- Na Quaresma, como penitência, não se cortava o cabelo ou a barba.
3- Neste tempo, não deveríamos comer carne vermelha e nem tomar bebida alcoólica.
4- Não poderíamos dançar ou frequentar clube ou festa com músicas profanas.

Esses são alguns exemplos que podíamos encontrar no comportamento de alguns cristãos.
Então, o que fazer para vivermos a Quaresma de forma cristã?
Primeiramente, a partir da Quarta-feira de Cinzas, reconhecendo-nos pecadores, devemos fazer uma avaliação profunda e sincera de nossa vida e nos propormos a buscar uma conversão de verdade, levando a sério as palavras da imposição das cinzas: “Convertei-vos e crede no evangelho”. Esse é o primeiro passo para vivermos de forma cristã esse tempo especial.
Depois, se crermos nas palavras de Cristo, através de sua Igreja, por certo não ficaremos apenas nos propósitos e intenções sentimentais e vazias, mas arregaçaremos as mangas e agiremos concretamente, a partir dos pequenos gestos até às grandes renúncias, doando-nos ao serviço a Deus e ao próximo.
Quando começa e termina o tempo quaresmal?
Começa Quarta-feira de Cinzas e termina com o Tríduo Pascal: quinta, sexta e sábado santo, antes do grande dia da Páscoa ou Ressurreição do Senhor.

Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web