Autoridade e Liderança

Devido a equívocos, muitas vezes agimos de forma totalmente distorcida e errônea, embora com a mais reta intenção. Em nosso relacionamento social e comunitário, nos deparamos com dois conceitos de fundamental importância e de consequência imprevisível: autoridade e liderança.
Consultemos o Mestre dos mestres – Jesus Cristo: Para Ele, autoridade e liderança são frutos (produtos) do serviço. O grande líder é, antes de tudo, um grande servidor. Os autênticos líderes são obrigados a servir aos outros antes de servirem a si próprios. Servir aos outros é a mais gloriosa e gratificante de todas as tarefas do líder. Para ser um bom líder, é preciso saber servir e fazer do serviço sua maior satisfação ou recompensa.
Conclui-se, então, que é preciso estar sempre muito atento e vigilante em relação àqueles que buscam – por meio dos cargos – atingir outros interesses e recompensas que não sejam o serviço e o prazer de servir.
Dentre as principais características do líder servidor encontram-se a credibilidade, a clareza de objetivos e a capacidade de escuta. Os contemporâneos de Jesus perguntavam uns aos outros: “De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele?” (Mc 1,27).
O ensinamento de Jesus, diferentemente da pregação dos doutores da Lei e de outras autoridades, desperta sentimentos de admiração e credibilidade das multidões que “ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus ensinava como alguém que tem autoridade” (Mt 7,28).
A pessoa que tem autoridade possui naturalmente ou procura adquirir, cultivar e desenvolver profunda coerência de vida e missão. Pois se você não acredita no mensageiro, também não acreditará na mensagem.
A verdadeira autoridade – um líder servidor – responde a qualquer problema, escutando primeiro. E ele faz isso automaticamente. Essa disposição faz com os outros vejam o líder como o primeiro servidor.
Autoridade, obediência e escuta são realidades que estão profunda e essencialmente interligadas. Na ausência de algum desses elementos, pode-se suspeitar da inexistência da liderança servidora. Sem escutar bem para servir, seria muito difícil, quando não impossível, exercer autoridade e corresponder às expectativas.
Como conclusão: Se queremos chegar a ser líderes servidores, um bom modo de começar é afinando nossa capacidade de escuta: escutar Deus, a si próprio e ao próximo, dentro do contexto em que fomos plantados para produzir.
“O líder verdadeiro é aquele cujas ações inspiram outros a sonhar mais, a aprender mais, a fazer mais e a chegar a ser mais” (John Adams).

Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web