As Festas Juninas

As Festas Juninas são muito antigas, anteriores, inclusive, ao Cristianismo e, consequentemente, à Igreja Católica Apostólica Romana. Suas origens estão no Egito Antigo, onde, nessa época, era celebrado o início da colheita, cultuando os deuses do Sol e da Fertilidade. Com o domínio do Império Romano sobre os egípcios, essa tradição espalhou-se pelo continente europeu, principalmente na Espanha e Portugal.

Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial do Ocidente, a festa mudou, para homenagear o nascimento de São João Batista, que foi quem batizou Jesus.

Por ser colônia portuguesa, o Brasil herdou o costume, principalmente no nordeste, onde os festejos coincidem com a colheita do milho.

A data passou a fazer parte do calendário católico, seguindo o exemplo de outras comemorações de dias santos, como Natal e Páscoa – nascimento, morte e ressurreição de Jesus.

As chamadas Festas Juninas reúnem homenagens aos principais santos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio de Pádua, São Pedro e São João Batista, do qual se origina o nome juanina ou junina.

 

Santo Antônio era português, de Lisboa, de família tradicional. Foi ordenado padre aos 23 anos de idade e batizado como Fernando de Bulhões. Seu nome foi mudado para Antônio ao ingressar na Ordem de São Francisco de Assis. Começou a fazer os primeiros milagres na África, onde se manifestou um exímio pregador e modelo de humildade e prática da caridade. Morreu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. Esta é a razão da escolha do dia em sua homenagem. O local de sua morte tornou-se seu sobrenome, ficando, então, conhecido como Santo Antônio de Pádua.

 

São João Batista – Filho único de Zacarias e Isabel que, embora estéreis e de avançada idade, geraram aquele que foi escolhido por Deus desde toda a eternidade para ser o precursor do Messias. Ele veio com a missão de preparar o coração das pessoas para receber o Cristo. João se denomina Batista porque, batizando no Rio Jordão com o batismo de penitência, teve a oportunidade de apontar, no meio da multidão, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, que também foi batizado nas águas do Rio Jordão. João Batista, além de Jesus e Maria, é o único santo que a Igreja celebra seu nascimento (24 de junho) e sua morte (29 de agosto).

 

São Pedro – Apóstolo escolhido entre os doze para ser o primeiro papa, chefe visível da Igreja de Cristo: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Comemora-se no dia 29 de junho, liturgicamente, a sua morte em Roma, provavelmente onde hoje se encontra construída a basílica principal do Estado do Vaticano, que leva seu nome. São Pedro morreu pregado na cruz, de cabeça para baixo, no mesmo dia em que São Paulo foi decapitado fora dos muros de Roma, no ano 64 d.C.

 

Cônego Pedro Paulo Scannavino

Paróquia São João Batista

Clima Bebedouro

FCTV Web