Viver por viver não vale a pena!

Se somos pessoas normais, sempre elaboramos um projeto, uma meta, um objetivo a atingir a curto, médio ou a longo prazo.

Ninguém, em sã consciência, vive por viver, sem o mínimo interesse em conseguir algo que o satisfaça ou lhe traga algum prazer ou realização pessoal.

Concluímos, portanto, que todos nós estabelecemos metas e, por conseguinte, sempre iremos criar também uma estratégia para atingi-las.

Observemos a realidade presente! Lancemos nosso olhar para o passado e projetemos esta realidade para o futuro! Por exemplo, hoje um casal celebra com alegria suas Bodas de Prata ou de Ouro, cercado pelos filhos, netos, parentes e amigos. Como eles chegaram a esse momento? Certamente, tudo começou na adolescência ou juventude, quando ambos aprenderam a se conhecer e a se colocar em situação amorosa, a sonhar com um futuro de amor estável ou casamento. Ambos aprenderam a dialogar, a fazer planos concretos e a realizá-los. Quando chegou o dia do casamento... quanta alegria, quanta esperança... Vieram os filhos... As preocupações já eram outras... Aprenderam a cuidar de seus filhos, sem esquecer o relacionamento conjugal, tão necessário e indispensável para a manutenção saudável da união dos dois. Embora as preocupações de trabalho e compromissos extras fossem inevitáveis, sabiam que valia a pena gastar, quem sabe, cinco minutinhos ao telefone para dizer um ao outro: “Eu te amo!”; “Como está passando?”; “Não vejo a hora de te encontrar para te dar aquele beijo!”; “Até breve, amor!”.

Como faz bem sentir-se amado e amar, recarregando-se emocionalmente! Pode parecer, à primeira vista, que essas palavras sejam de um sentimentalismo barato, irreal, porém, quem já experimentou essa realidade sabe que, além de real, ela é profundamente benéfica e saudável.

Muitos casais, depois de anos de convivência, amor e desafios, vitórias e derrotas, angústias e esperanças, estão agora colhendo os frutos ao lado dos filhos, netos e amigos.

Este casal, por certo, está confirmando concretamente que viver por viver, apenas, não vale a pena!


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web