Atitudes que compensam

É muito comum ao longo da vida nós nos deixarmos dominar pelo comodismo, evitando determinadas resoluções que nos ajudariam a sair do marasmo, da mesmice, da rotina. É incrível a nossa capacidade de adiar indefinidamente as decisões importantes. Ligamos o “piloto automático” sem respeitar os sinais que nos indicam que essa atitude comodista nos suga possibilidades e oportunidades de crescimento únicas.

Muitas vezes, desrespeitamos os sentimentos e os avisos da intuição por puro comodismo. A melhor forma de enfrentar isso é dizer a nós mesmos: “basta”. E realmente mudar de atitude. Mas devemos admitir que não é fácil, daí a necessidade de tentar todos os meios que estão ao nosso alcance e encarar o desafio. Pela experiência que tenho, posso afirmar com certeza: Vale a pena!

Porém, como fazê-lo?

Em primeiro lugar, conhecendo-se o mais profundamente possível, aceitando e reconhecendo suas capacidades e limitações.

Em segundo lugar, querendo de verdade, não apenas da “boca pra fora”, pois sabemos que, muitas e na maioria das vezes, “querer é poder”.

Em terceiro lugar, confiando na ajuda divina. A graça de Deus completa aquilo que nos falta pela limitação humana.

Por fim, aliando-se a um verdadeiro amigo, que não só elogie e aprove nossos feitos, mas que também tenha coragem e caridade para nos corrigir, alertar e solidarizar-se conosco.

Por isso, permita-se conhecer bem as pessoas. Deixe nascer uma amizade sincera e transparente. Isso é tão importante quanto encontrar o amor.

Agora, imagine você com um amor e um amigo.

Parabéns! Você é um privilegiado! Isso é difícil? Até pode ser, mas uma coisa é certa: você poderá sempre contar com um Amigo, o melhor de todos, que é o próprio “Amor personificado”, que chamamos – Deus!


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web