“Respirando o clima de Natal”

Meu caríssimo leitor, aproximando-se a Festa do Natal do Senhor, quando todos nós, cristãos, devemos voltar nosso pensamento e nossa atenção para o Nascimento do Redentor, percebemos que, infelizmente, nem todos veem claramente o sentido dessa celebração. Enquanto uns ficam discutindo se foi realmente em 25 de dezembro que Cristo nasceu, enquanto outros estão preocupados com o Papai Noel, com os presentes, com o consumismo..., nós, cristãos, temos a convicção de que Cristo nasceu, veio ao mundo para nos salvar, viveu entre nós na Palestina, não só mostrando e ensinando com palavras, mas dando o seu testemunho de vida, para que todos aqueles que quisessem ser seus discípulos seguissem seus passos. Isso é o importante!


Dia 25 de Dezembro – Natal de Jesus!

Para nós, cristãos, esta data é muito especial! Não é uma comemoração histórica apenas, mas um dia que vem para renovar em nosso coração um fato que se deu há mais de dois mil anos, na Palestina. É algo que extrapola o nascimento de Cristo e nos remete a toda sua missão de Redentor: Cristo veio a nós, viveu entre nós, morreu numa cruz para a nossa salvação, ressuscitou, voltou para junto do Pai, mas não nos abandonou. Ele permanece conosco através de sua Igreja, especialmente na Eucaristia. Consequentemente, esta data nos convida a seguir os planos do Mestre.

Portanto, vamos fazer do nosso Natal não apenas uma festa pagã, na qual a preocupação é o consumismo e a comilança, mas que seja realmente uma data voltada para o lado espiritual. Procuremos participar da missa. Aqueles que há muito tempo não se confessam, busquem confessar-se para fazer uma boa comunhão nesse dia. Vamos procurar nos inteirar da gratidão que devemos ter para com esse nosso Cristo Redentor e seguir seus passos. Ele, o Aniversariante do Dia 25 de Dezembro, receba a nossa homenagem dessa forma. É inconcebível deixarmos que Jesus, no dia de seu aniversário, seja substituído por um velhinho chamado Papai Noel, enquanto Ele mesmo, o Aniversariante, fica de fora.

Neste Natal, espelhemo-nos nas atitudes do Mestre e procuremos seguir seus ensinamentos. Daqui para frente, que tenhamos o propósito de imitá-Lo, sensibilizando-nos com as necessidades dos que precisam de conforto, de amparo, da nossa presença acolhedora, do nosso abraço afetuoso, da nossa palavra que anima...

Coloquemos em nossa casa pelo menos a figura do Menino Jesus no pé da Árvore de Natal ou um Presépio, para demostrarmos de uma forma concreta a nossa fé.

Desejo a todos um Feliz e Santo Natal! E que o Ano Novo seja repleto de graças e bênçãos, a partir da comemoração cristã do Dia 25 de Dezembro!


Cônego Pedro Paulo Scannavino
Paróquia São João Batista
Clima Bebedouro

FCTV Web