Comunicação

“Comunicação acontece assim: Duas pessoas se encontram, mas, há seis pessoas presentes: Cada pessoa como se vê a si mesmo. Cada pessoa como a outra a vê. Cada pessoa como realmente é”. (William James)


O filósofo Samuel Beckett afirmou: Para um autor é um verdadeiro desastre ser compreendido! Trocando por miúdos, ele quis dizer que o bom texto é não ser simplista e nem óbvio demais. O autor tem que protagonizar questionamentos. O ideal seria que o texto fosse uma história sem fim.

Um escrito tem que ser belo nobre e acima de tudo provocativo para despertar inquietação. Antes de tudo, quem escreve não deve pretender ensinar ninguém, mas abrir horizontes para que a reflexão possa fluir naturalmente. Ex: Será que o pássaro canta porque é feliz? Ou é feliz porque canta? Pense!

Tudo vai depender do foco que se quer comunicar. Mas que fique bem claro, pensar é correr o risco de errar. Não há verdades definitivas, mas apenas interpretações sobre a realidade, condicionadas pelo ponto de vista de quem as propõe. Isso faz sentido porque o pensamento não é universal, nem permanente, mas proporcional aos diferentes mundos das pessoas.

Vivemos em preto e branco e só às vezes a cor se intromete... É a existência uma clarividência embaçada. Mais embaçada do que clara. O poeta entendeu isto quando disse: A felicidade está onde a pomos e nunca a pomos onde nós estamos! O padrão das pessoas é diferente, logo as trajetórias vão ser diferentes.

Então comunicação é assim, primeiro é nosso dever conhecer bem sobre o que se vai abordar. Depois é preciso ter o cuidado de pensar com clareza, somente assim os conceitos e valores poderão ser corretamente compreendidos e principalmente comunicados com coerência. Observe a ilustração ao lado! Mesmo sem palavras ela tem o poder de comunicar momentos únicos. Lindo isso não?

A vida é apenas uma sombra errante, assim diz Macbeth e nós somos condenados a ter que encontrar as melhores referências nas pessoas para encontrar sentido nas coisas do mundo.

Assim é a comunicação, muitos conceitos não podem ser expressos apenas com palavras. Existem outras ferramentas: os RAVs, a linguagem corporal, a expressão facial, o tom de voz, enfim são infinitos os meios não verbais, mas  essenciais para alicerçar bem o que se quer comunicar.

Comunicação eficaz representa mais que palavras. De acordo com os estudiosos, dois terços do significado são transmitidos de forma “não verbal” e apenas um terço é comunicado com palavras. A palavra não é tudo! Nos dias atuais o “whatsapp” é a comunicação teclada, fácil e instantânea do momento. Só tem um detalhe, essas redes sociais deveriam ter mais conteúdo de qualidade. Muitos as usam como cultura inútil para brincar, passar o tempo e encher o saco de quem tem o que fazer.

Com certeza No dia-a-dia a fala é mais utilizada do que a escrita o que exige de nós a máxima atenção para não tergiversarmos na comunicação.


Alguns legítimos lembretes sobre a palavra:

*Não saia da nossa boca nenhuma palavra “torpe” e sim a que for boa para edificar, conforme a necessidade e assim transmitir graça aos que a ouvem.

*Dizer a verdade com docilidade e amor para não incomodar é próprio das pessoas educadas.

*Controlar as palavras iradas. Não utilizar tons agressivos.

*Usar com frequência também palavras de ânimo, otimismo e esperança.

*Evitar comentários depreciativos, insensíveis, amargurados, afinal comunica-se mais com amor do que pela dor.


Reflexão – A comunicação é poderosa. Com ela podemos animar, motivar, mas também podemos desorientar informando mal as pessoas. Controlar a língua, ter responsabilidade com o que se quer comunicar é algo que poucos conseguem.

Com as palavras confundimos, bendizemos ou amaldiçoamos as pessoas que foram feitas à semelhança de Deus. A comunicação negativa merece nossa absoluta condenação. O custo da burrice é muito alto e os maus comunicadores vão ter que pagar.

Não existe uma segunda chance de se causar uma primeira boa impressão! Infelizmente destoar na comunicação faz parte do crescimento da natureza humana.


O pai da comunicação humana Mac Luhan dizia: “Eu permito a todos comunicarem como quiserem e a mim como devo comunicar” Isso nos leva a viver sempre observando a reação das pessoas quanto à nossa comunicação para avaliar se estamos sendo pelo menos sensatos.


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web