“Um dia a gente sai da infância, mas, a infância nunca sai de nós”. (Cora Coralina)
Ninguém dá visão de vida a ninguém, mas ajuda a ter referência de vida mais saudável. A regra então é clara: procure um líder e se não tiver o líder, seja o líder! Quem é o líder? O pai, mãe, professor, padrasto, madrasta, parentes, enfim alguém precisa determinar regras, limites, normas para que o jovem tenha mais chances de ter sucesso na vida. Então se você tem um filho adolescente este assunto é com você! É dever é legal repassar a eles estes cinco tópicos.
Perigos do álcool. Os adolescentes estão consumindo álcool cada vez mais cedo. E o pior, grande parte deles consome bebida alcoólica em casa com o consentimento dos pais. Isso gera no adolescente um sentimento de que beber nessa idade é natural. Mas não é! O organismo do jovem não está preparado para o consumo de álcool. Como se não bastassem os sérios riscos para a dependência, o álcool leva a acidentes de trânsito, brigas, vandalismo, abuso sexual e práticas de sexo sem segurança. Que fique bem claro: a melhor cerveja, a melhor bebida alcoólica é aquela que não se bebe! Nós não somos senhores da verdade nem do tempo. Somos senhores do momento presente. Façamos nossa parte!
Educação Ambiental – Não adianta só preservar a natureza. Urgente é resgatar! Como? Plantando mais árvores, seja fazendo a arborização urbana, parques, praças, jardins, mesmo nos espaços do quintal de casa. Afinal sementes de frutas não são assim tão difíceis de serem plantadas...
Não desperdiçar alimentos, água, luz, utensílios pessoais. Fazer consumo responsável de alimentos. Se cada um fizer a sua parte não vai faltar. Reciclar separando do lixo: vidros, plásticos, papeis e metais. A Prefeitura faz a coleta seletiva, vende aos sucateiros e melhora substancialmente a merenda escolar. Não deixe água parada ajude a combater a dengue. A natureza não precisa do homem, mas o homem precisa da natureza!
3- Sexualidade - Gravidez na adolescência. Deus fez a sexualidade do homem e da mulher. Não há nada de errado. Deus não erra nas coisas que faz!
O detalhe é que tudo tem a sua hora e o adolescente ainda não está em sua completa formação física e nem emocional. Quando o sexo é feito fora do casamento há transmissão de doenças e grande chance de ocorrer a gravidez indesejada. A camisinha não é certeza que todo conteúdo espermático seja retido. Boa parte pode passar para o interior da vagina, então ocorre a gravidez. Sexo só quando há comprometimento, propósitos em relação estável. São cinco as bandeiras para um jovem lutar a sua vida toda e ser feliz: família, trabalho, saúde, dinheiro e Deus. Para ser vencedor você tem que ter atitudes!
4 - Drogas Psicoativas e Alucinógenas-Hoje nas ruas, escolas, bares, nos mais diversos ambientes, surgem discussões sobre drogas. As drogas provocam tristes experiências e falsas ilusões. Elas dão o céu, mas nos tiram as asas. O cidadão vai ser um problema, como estudante e um profissional com total falta de entusiasmo e foco. É um minuto para entrar e uma existência para tentar sair. Drogas? Tô fora! Até a virilidade e a descendência genética são afetadas causando Transtorno na Deficiência de Aprendizagem (TDA c/s H). É possível fazer prevenção para que o mal não aconteça: vídeos, livretos a serem entregues nas escolas. O grupo “Amor Exigente” ajuda na recuperação de drogados e treina a família para essa nova integração.
5- Família - Importância do núcleo familiar seja a família que se tem ou a que se vai formar. Entendemos que o padrão pai, mãe e filhos nem sempre é realidade. São muitos os adolescentes de pais separados, lares desfeitos. Mas a família tem abrangência maior. Existem os familiares próximos, são os agregados que ajudam a conscientizar o jovem, a saber, guardar dinheiro motivando-o grandemente para um futuro mais seguro. Também para ficar longe do álcool, brigas, drogas, sexualidade leviana, cigarro e más amizades. Os professores não podem sozinhos aceitar a terceirização da educação que pelo mesmo, em parte, tem que ser trazida de casa. Para isso existe a família!
Reflexão - Felicidade não é do tamanho da casa, mas, do tamanho das pessoas que moram na casa. A vida é ação, descobertas. O que faz um adolescente mudar? Educadores fazem o aluno mudar para que orientados pela razão possam fazer suas escolhas certas na vida.
Jovem, grave bem isto: Deus fala com você através dos pais, professores e líderes e nada é irrelevante na tua vida quando Ele é o teu universo. A nossa capacidade a nossa suficiência vem de Deus. Sê ousado! Sê corajoso!
Antônio Valdo A. Rodrigues