As Metáforas

As Metáforas “Existem duas maneiras de difundir a luz: uma é ser a vela, a outra é ser o espelho que a reflete”. (Edith Wharton)


A metáfora faz parte da língua diária. Usâmo-la muito frequentemente sem nos dar conta disso.

Acontece a metáfora quando a mesma palavra é usada em frases diferentes, mas com algum traço de significado em comum, relacionam-se entre si assinalando a mesma coisa. Exemplo: “pé de mesa”, “barriga da perna”, “peito do pé”. A mesa não tem pé. A perna não tem barriga. O pé não tem peito, mas entende-se o significado pretendido.

Metáfora é o transporte de uma palavra para outra situação tendo uma relação de semelhança e significado. É a expressão da realidade com mais ênfase facilitando o entendimento das coisas.

Vamos ver alguns exemplos: “A chave da questão”, chave? “Do debate nasce a luz”, luz? Note bem, “chave” e “luz” estão no lugar de “solução” e “clareza”. Viu como a metáfora é esclarecedora?

Mário Quintana valoriza a poesia com metáforas. “Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês”. Ele associou pássaros com poemas.

Ataulfo Alves faz uso desta metáfora: “Laranja madura, na beira da estrada, tá bichada Zé ou tem marimbondo no pé”. Entendeu? A laranja (mulher), atraente, apetitosa está inservível e perigosamente se apresentando “imprópria” para se “comer” porque está podre ou porque o dono é bravo, bom de briga, agressivo, forte e está por perto de olho na “propriedade”. Cuidado!

O cantor Djavan tem a letra de uma música assim: “O coração de quem ama fica faltando um pedaço. É que nem a lua minguante, que nem o meu coração nos seus braços”. Ah, como os apaixonados sofrem! O coração está sempre pela metade! Outra metáfora agora para quem está amando: “O amor é um grande laço, um passo para uma armadilha. É um lobo correndo em círculo. Para alimentar sua matilha”. Será que o amor existe para “enlaçar” duas pessoas e depois deixá-las? A propósito existe amor sem fim? Vamos abordar isto qualquer dia. Outra coisa, depois que o casal está “bem enlaçado” eles vão conviver próximos, um com o outro. Exatamente é quando vão “pesar com a presença”. só então vão compreender esta verdade “De perto ninguém é normal”, É normal ser anormal. Nestas circunstâncias, haja tolerância, humildade, altruísmo para fazer do seu mundo um lugar encantador...

Na música, “Pais e Filhos” de Renato Russo, encontramos esta expressão: “Sou uma gota d’água, sou um grão de areia”. Aqui a idéia é que ele se analisa e se julga insignificante diante dos desafios da vida.

O filósofo grego Sócrates ensinava com metáforas. Certa ocasião um aluno perguntou: “Professor, o senhor sabe tudo é um mestre”. Resposta metafórica do sábio: “Meu caro aluno, o que eu sei é uma gota. O que eu não sei é um oceano!” Bela resposta! Jesus também ensinava assim através de metáforas.

Quando alguém está triste ou preocupado há um jargão popular que diz: “Não fique triste e nem preocupado, pois no fim do túnel escuro há uma luz!” Nessas horas há sempre por perto um pessimista, espírito de porco, um cara pouco criativo que fala: “Mas essa luz pode ser de uma locomotiva que se aproxima velozmente”. Idiota! Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado!

Outra metáfora o Brasil está atualmente atolado em um mar de problemas. Assemelha-se a um grande ônibus, lotado, em altíssima velocidade descendo uma ladeira bem íngreme e tendo no final um precipício. Detalhes, o ônibus está sem freio e o motorista é a Presidente, sendo que ela não tem habilitação. Que lástima!


Reflexão - A metáfora é uma forma de expressão de forte valor que ajuda-nos a compreender a vida. Vamos encerrar este apanhado de metáforas com esta que também representa um verdadeiro “script” de vida: “Temos dentro de nós um lobo do bem e um lobo do mal. Vai existir em nós aquele que alimentamos”. Fácil entender... Vale a pena vivenciar...


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web