“A humanidade e o humanismo não pode dispensar a idéia de que uma vida é igual à outra vida humana. Entramos em um mundo perigoso quando desequilibramos esta equação”. (Bill Gates)
O empresário Bill Gates foi convidado para proferir uma palestra aos alunos do ensino médio (EUA) sobre:“O que os empresários esperaram dos jovens no Mercado de Trabalho?”
Ele aceitou o convite.Apenas disse que seria um contato rápido, pois teria outro compromissonaquele mesmo dia. Assim, no dia combinado, exatamente na hora marcada, ele chegou de helicóptero. Cumprimentou a todos, logo tirou do bolso um papel onde havia escrito onze regras necessárias para osucesso e os bons resultados na vida de todas as pessoas. Leu tudo em menos de cinco minutos e foi aplaudido por mais de dez minutos sem parar. A seguir, deixou o papel com o Diretor da Escola e foi embora com seu helicóptero. Posteriormente uma cópia do texto foi entregue a cada aluno.
É o que veremos agora: “As onze regras de Bill Gates”.
1 - A vida não é fácil. Acostume-se com isso, mas eu acredito em finais felizes para quem tem determinação, compromisso e propósito na vida.
2 - O mundo não está preocupado com a sua auto-estima.O mundoespera que você seja criativo e faça alguma coisa útil por ele. Antes de sentir-se bem com o que você vai receber.
3 - Você não ganhará 10 mil reais por mês assim que sair da escola. Vai ter que se ralare trabalhar muito para pegar experiência e visão da vida. Só depois vai poder comprar o seu próprio carro.
4 - Se você acha que seu pai te pega no pé. Se você acredita que o seu professor é rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você não!
5 - Esteja preparado para as oportunidades da vida. Não tenha medo de trabalhar, mesmo que a remuneração não seja aquela que você esperava.Assim mesmo trabalhe esforçando-se ao máximo. Você não vai ganhar em dinheiro, mas, ganhará em experiência.
6 - E se um dia você não tiver bons resultados não culpe os outros e não fique lamentando seus erros. Aprenda com eles!
7 - Seus pais pagam as suas contas, lavam suas roupas e ouvem você. Você não acha que já está na hora de ter compreensão erespeito para aceitar as regras, limites, disciplina e normas que eles exigem de você? Esses procedimentos um dia você também vai exigir dos teus filhos. (Achei ótimo!)
8 - Sua escola é tolerante e não faz distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim! Na escola você tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente nada da vida real. Se pisar na bola você será despedido. Se você não for um ‘bom profissional’ está na rua!
9 - A vida não tem férias de julho e janeiro. Desacostume-se desse delírio da juventude. Esse período é quando você vai ter que reunirmais dedicação para trabalhar sem reclamar.
10 - As histórias de filmes de televisão não retratam a realidade da vida real. O mundo não é bem assim cheio de festinhas, barzinhos, dancinhas. Isso existe, mas não é essencial para que o homem seja feliz. Substitua tudo isso pelos valores da família que você tem ou que você ainda vai formar.
11 - Seja legal mesmo com aqueles estudantes que os demais. julgam ser uns babacas. Lembre-se existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles”.
Existem gaiatos que desejam vencer sem esforçar-se. MasBill Gatesestásugerindo em poucas palavras como utilizar os melhores propósitos para ter sucesso.E ele está certo porque existem duas formas de enfrentar a vida: uma é o orgulho acreditando que sabe tudo e as coisas são fáceis de obter. A outra é a humildade reconhecendo que tem muito a aprender e o crescimento não cessa nunca!
Reflexão –Um dia você foi uma criança desprovida de angústias. Hoje você é um jovem com ansiedades de um mundoque se abre diante de você ainda muito incerto. Amanhã você poderá ser um adulto bem realizado, porque teve alvos honestos e bem definidos para uma vida estável. Entenda como vida estável: trabalho, casamento, família, bons relacionamentos e acima de tudo forte parceria com Deus. Tudo depende das escolhas que você faz hoje!
Antônio Valdo A. Rodrigues