Meio sorriso

“Uma vez que estamos destinados a viver nossas vidas na prisão das nossas mentes, o nosso dever é mobiliá-las bem”. (Peter Ustinov)

 

Era uma vez uma adolescente que sorria mais ou menos, ou seja, seu sorriso era apenas meio sorriso. Ela era assim porque tudo na sua vida era pela metade. Ela era meio feliz, meio triste, meio criança, meio adulta, meio colega porque ela se isolava de todos e quase não conversava com ninguém. Na verdade ela olhava só pela metade porque a outra metade olhava o celular inseparável paras todos os momentos de solidão.

Em casa a meia mãe e o meio pai só lhe davam meio amor e meia atenção. Ela queria mais amor, amor inteiro e não pela metade. Queria amor que nunca acaba de dizer o que tem para dizer...

Na escola ela aprendia só a metade e se contentava só com meias verdades. E ela ficava dividida entre o que era meia verdade e o que era meio falso. E ela foi ficando meio autodidata, ou seja, um pouco era o que lhe explicavam e o outro pouco era o que ela achava. E nem sempre o que ela achava era correto. E a jovem convivendo com inquietações só estudou até a metade do fundamental.

O seu mundo era falsamente pacífico e falsamente ameaçador e a possibilidade de insegurança estava presente o tempo todo comprometendo o seu roteiro de vida arrastadinho e sem foco. Enfim era a vida que ela vivia, meia vida, com mais vazios e esquisitices do que disposição para enfrentamentos. Mas ela tinha seus amuletos. Seus enigmáticos sorrisos de Mona Lisa disfarçavam e assistiam seu lento crescimento.

E ela também sonhava só que pela metade, a outra metade não sonhava nada, só esperançava sonhar. Ela era a certeza da total incerteza! Também com meios focos desfocados onde poderia chegar?

E um dia ela capotou de vez. Foi quando leu um folheto sobre as variações do dinheiro. O texto dizia assim: “Se você corre atrás do dinheiro é ganancioso, se o guarda com muito cuidado é avarento. Se emprega o dinheiro em negócios é capitalista, se não consegue dinheiro é um inútil.Se não procura consegui-lo é um preguiçoso, se o consegue sem haver trabalhado é um parasita. Se o acumula depois de longos anos de um trabalho duro, honesto, o chamam de idiota por não ter sabido gozar a vida!” E a adolescente sentiu-se frustrada afinal o que fazer quando estivesse na presença do dinheiro? Saberia lidar com ele?Era assim a sua vida e destoar fazia parte da sua natureza humana medíocre e rotineira.

“Valdo, posso entrar nesse meio sorriso melancólico, angustiante da tua aluna?” “Claro que sim, mas, quem é você?” “Sou Cora Coralina, apenas uma amiga!” “Vai em frente Cora, você é sempre bem vinda”. “Então vamos lá. Querida aluna, que a vida lhe beije na boca e lhe tome nos braços e lhe faça gargalhar. Que sua pele se arrepie, seu coração descompasse e seu corpo responda atento querendo mais. Que suas mãos inquietas toquem que seus pés criem asas e seus olhos nasçam de novo e seu sorriso floresça.Que seus sonhos despertem de vez e que na sua vida não haja cancelamentos e nem desencantos.

Que você esteja sempre na hora certa, no lugar certo, acreditando e abraçando a pessoa certa. Que a vida lhe arraste pelas mãos e lhe descortine horizontes.E finalmente que você se sinta forte, generosa e merecedora para ser feliz, usando e abusando dos legítimos sorrisos felizes. E eles vão ser rotina na tua vida”.

Reflexão - Adolescente do meio sorriso, não existe um modelo de vida para você. A vida sempre vai ser doce e amarga, assim mesmo deseje a vida. O nome disto maturidade! Um bom começo para você ser feliz a dois é primeiro aprender a ser feliz sozinha! Tenha uma forte relação individual com Deus e a partir de hoje não se economize para sorrir de verdade.

Lembre-se: a mulher se casa com um homem esperando que ele mude, mas ele não muda! O homem se casa com uma mulher esperando que ela não mude, mas ela muda! Em outras palavras nunca creias nas palavras de um homem,porque elas são frágeis como as lágrimas de uma mulher. E você fique esperta!O teu amanhã chega cedo demais! Mas quando chegar receba-o com um admirável sorriso de esperança para que nasça o verdadeiro amor e você possa revelar realmente quem você é nos caminhos de Deus que são eternos.

 

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web