Formiguinha

"Se me oferecessem a sabedoria com a condição de guardá-la só para mim, sem comunicar a alguém, não a quereria”. (Sêneca)


“Era uma vez uma formiguinha que estava com um grande problema. Ela saiu para procurar alimentos, mas ao retornar para casa o seu pé ficou preso entre ramos que existiam em um galho da árvore. O problema é que não havia meio de seu pé soltar-se sozinho.

A formiga então resolveu pedir ajuda à árvore: “Oh, árvore você é tão poderosa e grande, desprenda o meu pezinho que eu preciso voltar para casa!” O pedido não foi atendido. A árvore disse que não poderia ajudar a formiga, já que mais poderoso era o vento que com sua força agitava todos os seus galhos.

A formiga pediu socorro, mas, o vento disse que não poderia fazer nada já que o sol era mais valente para ajudar.E a formiguinha mudava o destinatário com seu pedido de socorro, mas nada! Sempre ouvia muitos: “Não posso, procure outro”.

Um a um, a nuvem, a chuva, a borboleta, o gafanhoto e nada. Todos davam desculpas e diziam que eram incapazes de ajudar a pobre formiga. Ela já estava desacorçoada, quase perdendo as esperanças, muito ansiosa, quando resolveu pedir ajuda a duas formiguinhas magrelas que passavam por ali. Elas prontamente atenderam e conseguiram com algum esforço libertar o pezinho que estava preso. A formiguinha agradeceu muito e as três prosseguiram, retornando à sua casinha e levando a preciosa mercadoria”.

O que podemos aprender com esta historinha? Que nós também temos que enfrentar os nossos desafios eque representa sabedoria saber pedir ajuda à pessoa certa. Outra coisa que é bom saber: Muitos amigos, muito poder. Poucos amigos, pouco poder. Nenhum amigo, nenhum poder.É muito bom quando boas amizades ocupam o centro de nossa vida!Podem acontecer duas coisas: sermos ajudados ou ajudarmos alguém. Quem tem o propósito de amar a Deus ama também o próximo! De nada vale o homem dizer que ama a Deus se nunca saide sua rotina, de sua zona de conforto para praticar um ato de solidariedade de ajuda que demonstre a afirmação de seu afeto.

A vida é uma constante batalha. A gente sai da ansiedade, mas a ansiedade não sai da gente, vez ou outra ela volta para testar se estamos preparados para o bom combate. Na verdade os homens fariam maiores coisas se não julgassem serem tantas coisas impossíveis. Tudo é possível! Acredite que há solução para qualquer problema. O amor está alem da vida, além de tudo, alem do tempo, antes e depois do hoje É só uma questão desacelerar a ansiedade e dar tempo ao tempo...

É estranho o que vamos afirmar, mas devemos ser gratos às adversidades que acontecem em nossa vida. São elas que nos dão uma visão e nos ensinam a tolerância, autocontrole, perseverança e outras qualidades que, sem as adversidades, jamais conheceríamos.

A formiguinha é um bom exemplo, ela não se sentiu derrotada, mas esperançosa de encontrar uma solução. 

Ninguém vive a vida impunemente. Curtir a vida é também entender que a existência é uma coisa que de repente torna-se outra. O nome disto? Mudança!

Cada ser humano é uma história, uma tristeza, uma alegria e uma transformação. A dor é uma das poucas características que temos em comum. Existe dor em permanecer igual, também existe dor na mudança.


Reflexão – Desculpe-nos a “trolagem”, mas às vezes escrevemos uma carta só para dizer um PS (Post Scriptum – Depois de Escrito). Assim também este texto “Formiguinha” foi escrito só por causa deste PS, não o esqueça.

PS “Quando você pensa que está tudo perdido e não tem mais ninguém a quem recorrer, volte-se para o seu Criador que é a fonte da vida. Dele emana o saber, o amor, o entendimento... Uma pessoa sozinha pode ser facilmente vencida, mas, uma pessoa animada intimamente pelo poder de Deus, em qualquer circunstância é sempre vitoriosa”.

A formiguinha descobriu o valor dos amigos. Nós, além deles, podemos contar com a parceria de um Amigo maior. Só tem um detalhe: É preciso querer buscá-lo. Tente experimentar Deus! Toda felicidade precisa começar em algum momento e com alguém... Talvez agora e com você!


Antônio Valdo A. Rodrigues
Clima Bebedouro

FCTV Web