A boa conduta

“As melhores coisas da vida, não são coisas, são pessoas”. (Pearl Buck)

 

 

 

Diferença – Você já deve ter ouvido estas expressões: ‘pobre de espírito’, ‘espírito pobre’. O contrário seria ‘cara sensível’.

 

Pobre de espírito – A professora era vocacionada, organizada, metódica. Como sempre preparava a aula, com cuidado, idealismo e motivação, mas aquele dia, as coisas não iam bem. A classe, indisciplinada não queria colaborar. A professora contrariada com um aluno, desses que não trazem de casa, normas, regras, mas insistem em conversar, rir, bagunçar, atrapalhando o bom andamento daquele, que deveria ser momento de mudança comportamental.

 

 

Reação da mestra– Ela já no limite da tolerância dirigiu-se, energicamente, ao inconveniente adolescente: ‘Lucas, você não tem educação? Recolha-se a sua insignificância de aluno! Você está aqui para aprender!’ A classe ficou em absoluto silêncio, mas a aula perdeu noventa por cento da naturalidade e motivação, tanto para a docente como para os discentes. A professora naquele momento, foi ‘pobre de espírito’, esqueceu o juramento que fez.

 

Espírito pobre – O jardineiro, há décadas, cuida de jardins, áreas verdes com muito amor. Não reclama de nada. Só te um detalhe, não lê, não gosta, não sabe, não quer... Passa longe, quilômetros das leituras. Luz para ele só a elétrica. Cultura de livros, para que? Leitura da Bíblia nem pensar! Ele é de ‘espírito pobre’, tardio na evolução.  Mas tem muita sensibilidade ao ver as plantinhas bem cuidadas.

 

O insensível – Ele não deveria ter casado. É irresponsável, leviano, libertino. Cruel demais! Desrespeita os compromissos do lar, dos filhos... Podendo trai a esposa, contrariando a lei de causa e efeito. Vive com ausência total de Deus em completa malandragem. Para ele a Bíblia é uma farsa. E a esposa humilde, descobre tardiamente, que tem ao lado um ‘arremedo de homem’, desconstrutor do que deveria ser uma bênção. Assim mesmo ela vai trolando a vida... ‘Oh, meu, que esposo de merda você é! A lei é clara. É bom você saber que lá na frente você vai ter que pagar a conta, por sua insensatez no pertencimento familiar.

 

A perdulária – Ela gasta o que pode e o que não pode. Tem TOG-Transtorno Obsessivo para Gastar. Compra tudo que vê, perde o foco do essencial e compra quinquilharias. Já foi orientada, mas sem resultados. Ela é ‘pobre de espírito’. Não age por maldade, precisa apenas, urgentemente, renovar valores.

 

 

 

 

 

Profissional sensível – Trabalhador, segue as normas da empresa com dedicação,  e sem murmurar, não reclama de nada. É uma pessoa boa, naturalmente boa e, não perde tempo provando isso. Trabalha! Fica longe de pessoas negativas, pessimistas, porque sabe que pessoas assim, têm ‘um problema’ para ‘cada solução’. Ele reúne o melhor do seu esforço para fazer tudo na vida com os melhores requisitos de qualidade. É um exemplo de sensibilidade explícita’.

 

Ronda – De Paulo Vanzolim: ‘De noite eu rondo a cidade, a te procurar, sem encontrar. No meio de olhares, espio em todos os bares, você não está. Volto prá casa abatida, desencantada da vida, o sonho a alegria me dá, nele você não está. Ah, se eu tivesse quem bem me quisesse, esse alguém me diria: Desiste, essa busca é inútil! Eu não desistia... Porém com perfeita paciência sigo a te buscar. Hei de encontrar! Bebendo com outras mulheres, jogando bilhar... E nesse dia então, vai dar na primeira edição: Cena de sangue, num bar da Avenida São João!’ Ele ‘espírito pobre’, boêmio incorrigível! Ela ‘pobre de espírito’, fanática, apaixonada compulsivamente...

 

Considerações finais – O ‘espírito pobre’, quer sempre ‘ter razão’. Prioriza a materialidade, orgulho, prepotência, egoísmo. O ‘pobre de espírito’, quer sempre ‘ser feliz’ mesmo não entendendo o que é espiritualidade. O ‘sensível’, tem notável capacidade de antecipar-se às circunstâncias. Respeita as diferenças individuais, mas valoriza as semelhanças.

 

Juramento do Professor – ‘Prometo cumprir os deveres do professor, trabalhando com empenho e dedicação, no desenvolvimento integral, de crianças e jovens, cuja educação me for confiada’.

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra – SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web