Os dois lados

"Quando fizeres um favor, não o recorde. Quando receberes, não o esqueça". (Aristóteles) 

 

“Quando fizeres um favor, não o recorde. Quando receberes, não o esqueça”. (Aristóteles)

 

Essas pessoas – Tem gente que só vê o que quer, na hora que bem desejar. É a existência com suas variações, oscilando entre o certo e o errado; o bem e o mal; o sério e o hilário; a glória e a vergonha. Em suma, sempre estaremos transitando na zona de conforto, prazer, ou lidando com o desconforto, insatisfações.

 

Casos – Todos têm história para contar. São gente como a gente! É sempre difícil entender por que isso ou aquilo acontece, mas há uma regra incontornável ‘Todos os homens são iguais, mas alguns fazem questão de ser mais iguais do que os outros’.

 

E agora? – Um jovem executivo estava saindo do escritório, quando viu o Presidente da empresa em frente à ‘máquina de picotar papéis’, com um documento na mão. ‘Por favor’, diz o presidente, ‘isto é muito importante e minha secretária já saiu. Você sabe como funciona está máquina?’ ‘Lógico!’, respondeu o jovem executivo. Ele liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão. ‘Excelente muito obrigado!’ O presidente agradece e pergunta: ‘E por onde sai a cópia?’

 

A mestra – A professora explicava a seus alunos que o ser humano nunca está satisfeito com o que tem, deseja sempre mais. Julinha levanta a mão: ‘Professora, meu pai tem tudo: celular moderno, Mercedes, casa bonita, bom emprego... ’ ‘Tudo bem’, diz a professora: ‘mas ele tem uma lancha?’ ‘Bem não...’ A professora: ‘Ninguém tem tudo, sempre lhe falta alguma coisa’. ‘Professora disse Artur, meu pai tem tudo isso que ela falou e tem lancha’. ‘Será?’ respondeu a professora, ‘mas ele tem avião particular? ‘Bem, não...’ ‘Viu ? Ninguém tem tudo, sempre falta alguma coisa’. Joãozinho levanta a mão: ‘Professora, meu pai tem tudo, não falta nada mesmo’. ‘Será?’, diz a professora. ‘Com certeza! Sábado passado, quando minha irmã apresentou seu novo namorado, corintiano, tatuado, de bonezinho virado, cueca aparecendo, camisa de ‘hip hop’ o papai disse: ‘Olha isso! PQP era só o que me faltava!’

 

Arroz amável – Tenho um amigo muito legal. Sua presença de espírito, capacidade de improvisar, adaptar e superar é incrível. Ele é escurinho e nós estávamos participando de uma confraternização religiosa em São Joaquim da Barra (SP). O líder apresentava a equipe de trabalho para os quatro dias de atividades. E o anunciante disse: ‘Este é o nosso querido amigo Dorvanil. Não falta a nenhum evento anual.  Ele é como arroz de festa, está sempre presente’. Todos riram com carinhosa admiração. Dorvanil não deixou a peteca cair e sorrindo completou: ‘Só se for arroz queimado!’ Genial e muito humilde como sempre fez o evento se tornar agradável. Afinal não é a cor que define o caráter, sabedoria, sensibilidade das pessoas. A propósito, na hora do almoço os comensais, davam o toque da graça: ‘Gente o arroz está Dorvanil!’ Inesquecível esse carinho dos amigos!

 

Criatividade – O mineiro chega num bar em Juiz de Fora (MG) e pergunta: ‘Você poderia me vender uma cerveja fiado? ‘Claro, ta vendo aquele cara bem forte e alto? De tanto lutar o MMA, o pescoço dele ficou pequeno e, quem o chama de ‘pescossim’, leva uma baita de uma surra. Se você o chamar de ‘pescossim’, eu te vendo fiado por um ano!’ O mineirinho pensou, pensou, chegou até a mesa, deu um tapa nas costas do cara e disse: ‘Meu amigo, como vai?’ ‘Mas eu nem te conheço cara!’ ‘A gente pescô junto!’ ‘Não pescô não!’ ‘Pescô sim, pescô sim’, Mineirinho tomou cerveja fiado por um ano. 

 

Erick Tozzo – Diz assim ‘A vida tem dois lados. É você quem tem que fazer o lado do bem valer à pena. É exatamente quando a vida insiste em ser chuva, que você aprende a ser sol. Quando alguém te trata mal, basta lembrar que há algo de errado com ela, não com você. Por quê? Porque pessoa mal resolvida ainda não cresceu em sua total sensibilidade’.

 

Considerações finais – Na ilustração, qual dos dois lados, você vê? O lado mulher ou o lado natureza? Importa saber que Deus ecoa dentro de você, quando você, nós, temos caráter do bem. Cecília Meireles faz esta diferença entre carnalidade e espiritualidade: ‘Antes de tocar o meu corpo, toque a minha alma com muito afeto’.

 

Nota – Jim Elliot: ‘Sábio é aquele que abre mão do que não pode reter, para preservar o que não pode perder’. 

 

Antônio Valdo A. Rodrigues

Serra Negra-SP

E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br

Clima Bebedouro

FCTV Web