“A Internet, bem utilizada, é uma excelente janela para um mundo de possibilidades, coisas, histórias”. (Stev Paul Jobs)
A tecnologia-As redes sociais geram compromisso de estar sempre participando, curtindo e, muitas vezes, sofrendo de ansiedade. A verdade é que estamos perdendo o prazer por verdadeiros momentos compartilhados fisicamente, trocando-os por uma ‘experiência virtual’, capaz de embaçar a sensibilidade que é a melhor relação com os que estão perto de nós.
Telefone inteligente – Fez acontecer um conjunto de comportamentos comuns, que revelam uma espécie de doença ou problema. É um caminho sem volta esse conjunto de tecnologia que sempre se renova, se reinventa, seduzindo-nos cada vez mais. São os excessos, o mau uso que causam desconforto.
Comandos mecânicos – As redes sociais têm muito pouco de raciocínio, mas de irrelevâncias, está repleta. Do jeito que a coisa vai caminhando, está mais para entretenimento fácil, ocupando abusadamente o tempo e o espaço vital de cada um. E as pessoas vão deixando para depois o que tem mais urgência. O celular é prioridade, mas nunca se viu tantas pessoas permanecerem, tão sozinhas, com recordes de novos amigos. Alguns expressam uma felicidade, mas vivem tristes, deprimidos, frustrados.
Comportamento – É o procedimento, a conduta, o conjunto de atitudes em face do emocional. Muitos esperam a aprovação social de serem aceitos, ter muitas curtidas, mostrar que são felizes. Não são! Estão apenas! Observe este detalhe, a máquina obedece a comandos, tornando as vidas iguais, todos fazendo a mesma coisa, mas com criatividade zero. O ser humano tem como vertente a sensibilidade. Essa emoção é pessoal, não é uma obrigação é um privilégio.
Estilo de vida - Em nosso jeito de ser, desejamos vitórias, fama, satisfação do ego, dinheiro, sucesso, mas não raro chegamos à decepção à dor à vergonha. Explico: As pessoas estão vivendo sem critério, com extravagante extravagância, todos com o mesmo perfil parecendo robôs ocupando lugar comum. Reconectar-se à sensibilidade, que é uma fonte alimentada por nascentes eternas faz muita diferença. Permite-se viver! Deixe Deus acontecer no teu Universo.
Foco perdido – Preocupado com os outros vamos perdendo o foco de curtir a nossa vida, conversando mais, valorizando os momentos em família, sem interferências... Fazendo passeios. Não podemos escapar do nosso ‘eu’ mas podemos nos aproximar dele com mais sabedoria: lendo jornais, livros, revistas e discernindo sobre o que se lê, descortinando outras rotas de prazer, fazendo melhor leitura da vida.
Ficar de fora – São inteligentes as pessoas que decidem a própria vida sem ter que acompanhar virtualmente e sem limites, a vida dos outros. É a vida mais leve, mais fluída e mais real, fortalecendo a boa autoestima. Usar a Internet no tempo livre é a melhor opção. Nem tanto o mar, nem tanto a terra, os extremos são maus. Preocupa-nos e muito ver nossas crianças, nos primeiros anos de vida, conectadas, enfraquecendo a brinquedolândia, tão necessária à interação entre elas.
Reflexão – Ninguém é senhor da verdade. Há quem passe pela vida e não saiba identificar os propósitos verdadeiros para um existencial com requisitos de qualidade. A vida é o que é. Estamos vivendo um momento e não existe precedente, para tomar como referência. Mas quem exercita a doçura de compartilhar sentimentos, vive mil vidas antes de morrer. Quem se economiza para amar vive apenas uma. A tecnologia é igual para todos, mas o sonho é coisa pessoal, é uma expectativa de autorrealização. “É sabedoria ter sonhos bastante grandes para não se perderem de vista enquanto os perseguimos” William Faulkner. Com certeza, é a sensibilidade que nos faz viver plenamente a condição humana. Assim também pensa Helen Keller “As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas com o coração”.
Nota – Com sinceros agradecimentos a Sérgio Leme dos Santos, Gerente Presidente da Empresa Metalúrgica DEDINI, Moendas, situada em Piracicaba SP, por sua efetiva parceria nos tópicos deste texto.
Antônio Valdo A Rodrigues
Serra Negra-SP
E-mail: valdo11rodrigues@yahoo.com.br